25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
18/06/2018

Gestores e secretários de escolas municipais participam de treinamento do Censo Escolar

Foto: Cleomir Santos / Semed

Os treinamentos para as Divisões Distritais Zonais (DDZs) serão divididos por horário

Gestores e secretários das 498 escolas municipais da rede de ensino de Manaus iniciaram, na manhã desta segunda-feira, 18/6, o treinamento do Censo Escolar 2018.

 

O encontro acontecerá até quarta-feira, 20/6, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na avenida Maceió, bairro Parque Dez de Novembro. As escolas têm até o dia 31 de julho para fechar os dados no Sistema Integrado de Gestão Educacional do Amazonas (Sigeam), que serão enviados para o Ministério da Educação (MEC), por meio do sistema EducaCenso.

 

Veja também

Educar para Transformar: projetos sociais de Manaus podem participar da quarta etapa do programa

 

Os treinamentos para as Divisões Distritais Zonais (DDZs) serão divididos por horário. Nesta segunda, participam as DDZs Leste 1 e 2; na terça-feira, 19/6, pela parte da tarde, será a vez das DDZs Sul, Centro- Sul e Norte e na quarta-feira, último dia, também à tarde, as DDZs Oeste e Rural finalizam o treinamento.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

O Censo Escolar é aplicado anualmente em todo o Brasil, coletando informações sobre diversos aspectos das escolas brasileiras, com atenção especial para matrículas e infraestrutura das unidades. Todos os níveis de ensino são envolvidos no censo. No caso da Semed, participam as unidades de Educação Infantil e Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 

De acordo com a chefe da Divisão de Informação e Estatística da Semed, Eliete Queiroz, todos os anos as escolas da rede realizam a migração e o fechamento antecipadamente das informações, evitando qualquer prejuízo à unidade de ensino. “Nós estaremos orientando todos os gestores e secretários ao preenchimento dos relatórios retirados do Sigeam e verificação das inconsistências, realizando as devidas correções. Logo em seguida, e com os dados todos corretos é migrado para o EducaCenso, fazemos o fechamento dos dados”.

 

A realização do Censo é fundamental, uma vez que a escola que não realize o fechamento até a data limite, ficará sem receber verbas federais. Um dos pontos principais das orientações repassadas aos gestores e secretários foi a importância do preenchimento correto dos dados dos alunos como filiação do estudante não corresponde com a base da Receita Federal, problemas na Certidão de Nascimento nova, informação de deficiência incompatível, entre outras.

 

Para Mohamed de Souza, secretário na Escola Municipal Professora Zenir Pinto Pedroso, localizada no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus, o trabalho de preenchimento das informações necessita de muita observação e cuidado. “O censo é muito importante para verificarmos como está a educação. Nossa responsabilidade é muito grande, precisamos estar atentos aos menores erros para que a escola não seja prejudicada”, comentou.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.