20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
25/03/2019

Governo Bolsonaro: MEC desiste de avaliar nível de alfabetização de crianças aos 7 anos

Foto: Divulgação

Portaria publicada nesta segunda-feira substitui a divulgada em dezembro pela gestão Michel Temer

 O Ministério da Educação (MEC) decidiu não avaliar este ano o nível de alfabetização das crianças brasileiras, contrariando o que havia sido anunciado em 26 de dezembro, no governo anterior.

 

No ano passado, a gestão Michel Temer afirmou que passaria a verificar a alfabetização mais cedo, aos 7 anos de idade (2º ano do ensino fundamental), em uma prova que deveria ser feita em outubro de 2019. No entanto, uma portaria publicada nesta segunda-feira, dia 25, no Diário Oficial da União, exclui as crianças de 7 anos das provas nacionais. Elas também não farão os exames de Matemática.

  

A portaria é assinada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do MEC responsável pelos exames, que fazem parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Segundo o Inep, a avaliação de alfabetização será feita somente em 2021. Em comunicado divulgado à imprensa, o instituto afirma que ao adiar a avaliação atendeu a um pedido da Secretaria de Alfabetização do MEC, que quer esperar que todo o país implemente a nova Base Nacional Comum Curricular e se ajuste às políticas de alfabetização propostas pelo governo antes de aferir o nível dos estudantes. 

 

Veja também 

Inep libera espelhos da redação do Enem 2018

 

Dados mostraram que mais da metade dos alunos de 8 anos no Brasil não consegue localizar informações em textos de literatura infantil ou escrever corretamente. A mudança na data da avaliação chama atenção uma vez que a alfabetização foi anunciada como uma das principais metas do governo na área da Educação nos 100 primeiros dias. Sem avaliação neste ano, perde-se a possibilidade de comparação para saber se as crianças estão melhorando ou piorando. A alfabetização havia sido medida em 2014 e 2016.


Estão mantidas as avaliações para os estudantes do fim dos ciclos do ensino fundamental, isto é, dos 5º ano e 9º ano; e do ensino médio, no 3º ano. A avaliação da educação infantil, que havia sido anunciada no ano passado, também será diferente. Antes, profissionais e gestores de todas as escolas públicas responderiam a questionários. Agora, isso será por amostra e como "estudo-piloto".

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) existe desde os anos 1990 no Brasil e aplica testes de Português e Matemática. São a partir desses resultados que o MEC calcula o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), hoje considerado o grande indicador de qualidade do ensino no país.


O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.