29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
14/06/2019

Governo do Amazonas inaugurará e certificará três queijarias em Autazes

Foto: Reprodução

A certificação do Serviço de Inspeção é um selo que oferece garantia de segurança alimentar para o consumidor amazonense

Dando continuidade ao projeto Rota do Queijo, voltado à regularização de queijarias, o Governo do Amazonas, por meio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf), autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), irá inaugurar e certificar três novas queijarias da agricultura familiar de Autazes com o Serviço de Inspeção Estadual (SIE).

 

Estas queijarias que fazem parte do projeto são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar composta por técnicos do Sistema Sepror (Seapaf, Idam e Adaf), em parceria com as prefeituras locais.

 

Veja também 

Avião com dois tripulantes faz pouso forçado no Cacau Pirêra, em Iranduba, e afunda no rio Negro

 

De acordo com a Adaf, Autazes (a 113 quilômetros de Manaus) possui atualmente sete queijarias com SIE. Nesta quinta-feira (13/06), esse número aumentará para dez queijarias. E, de acordo com a Sepror, mais três queijarias deverão ser inauguradas no município até o final do primeiro semestre de 2019.

 

Desta forma, cada unidade de produção irá trabalhar com uma média de produção de 400 a 1.000 litros de leite por dia, representando de 40 a 100 quilos de queijo com aval do SIE sendo comercializado no Amazonas.

 

A certificação do Serviço de Inspeção é um selo que oferece garantia de segurança alimentar para o consumidor amazonense. Ou seja, os produtores com esta marca passaram por uma série de normas, que vão desde a ordenha até o processamento, a armazenagem e o transporte.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 

 

O Sistema Sepror ressalta que tais normas são estabelecidas conforme legislação vigente, preconizadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pela legislação de inspeção de produtos de origem animal estadual.

 

Visitas – Por ordem de inauguração, as visitas passarão pelas propriedades da produtora Diva Garrido, na comunidade Novo Céu, localizada na margem esquerda do rio Mutuca. Logo após vem a propriedade da produtora Arleane Costa Figueiredo, no ramal do Novo Céu, Km 16. E, por último, vem o produtor João Raimundo Lucas Roldão (Autazes), no Lago do Piranha, região do Madeirinha.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.