19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Arte e Fama
20/04/2018

Gretchen e família, a nova fase: ‘Antes eu trabalhava para sobreviver’

Foto: Juliana Coutinho

Gretchen, Thammy e Jenny Miranda Capa

Acompanhada do filho, Thammy, de 35 anos, e da filha, Jenny, 29, Gretchen, 58, chegou com o celular na mão já procurando sinal dentro do estúdio onde foram feitas as fotos e a entrevista para esta reportagem. “Ficar sem internet não dá”, avisa a artista, totalmente adaptada à era digital que a reinventou. Ao conectar o celular no Wi-Fi, ela responde às dezenas de mensagens recebidas e aproveita para nos mostrar o seu novo single, Salto 15. Despretensiosamente, Gretchen conseguiu a força virtual que muitos artistas investem pesado para obter. Depois de ter anunciado a sua aposentadoria há mais de 10 anos, ela mudou – involuntariamente - o seu posto de Rainha do Rebolado para o de Rainha dos Memes.

 

Os memes, inclusive, fizeram ela ganhar o reconhecimento internacional de Katy Perry. Um fã brasileiro da cantora norte-americana enviou um gif de Gretchen para a popstar e meses depois a carioca foi convidada para gravar o lyric video de Swish Swish, com direito a dueto ao vivo das duas durante a passagem da Witness: The Tour por São Paulo, no dia 17 de março. “Vivi um momento único. Depois de tantos anos de preconceitos e discriminações, uma artista internacional vem ao Brasil e reconhece meu valor”, comemora.

 

Assunto relacionado

 

Modelo 'entrega' que Marquezine vai morar em Paris: 'Vizinha'

 

Mas nem tudo foram flores. No começo, Maria Odete não gostou nadinha de ver sua imagem sendo reproduzida mundo afora com frases que ela não havia dito. “Eu queria processar todo mundo. Eu pensava: ‘Essa pessoa está usando a minha imagem e falando uma coisa que eu não falei?! Não, isso é proibido!’. Depois, fui me acostumando e entendendo melhor. Hoje eu acho graça”, conta ela, que vê no reality Os Gretchens um novo estoque de memes. “Todos os dias eu recebo muitos memes comigo. Imagina agora?”, acredita.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

 Gretchen e Thammy Miranda
 


Não faltarão expressões novas de Gretchen na atração do Multishow. No elenco, estão o marido, o empresário Carlos Marques, a filha, Jenny, o filho, Thammy, com a mulher, Andressa Ferreira, a irmã, Sula Miranda, e a matriarca, dona Maria José. “Não precisei de esforço para convencer ninguém. Todo mundo topou desde o início”, afirma a cantora, que elege quem é a mais esquentada da família. “A mais temperamental é a Andressa, mas ninguém é morno na minha família. Talvez o Thammy seja um pouco mais calmo”, pondera.

 

Um dos momentos mais aguardados do programa será o casamento de Thammy e Andressa, em Las Vegas, nos Estados Unidos. “Foi uma sensação única. Primeiro que a gente estava realizando uma vontade nossa de casar e ainda fizemos com que a nossa família participasse também da cerimônia, mesmo eles estando no Brasil. Foi muito emocionante. Eu estava nervoso, claro. Mas na hora que eu vi a Andressa vestida de noiva vindo em minha direção foi lindo demais”, declara Thammy.

 

Gretchen vê no reality uma oportunidade de apresentar os dilemas familiares de forma natural. “Eu vou mostrar não só a minha realidade, mas a de toda a minha família. A minha mãe tem 88 anos e vocês verão a juventude e a energia dela no programa. Como é que ela encara a transexualidade, a relação com as netas, que são todas adolescentes, como ela vê todos nós, nossas vidas, nossas carreiras”, adianta a artista.


Mãe zelosa

 


Adotada aos 18 anos, Jenny se sente totalmente integrada à família Miranda. “Eu não consigo falar da Gretchen sem me emocionar. Ela apareceu em um momento muito complicado. Eu nunca imaginei que um dia ia ter alguém para chamar de mãe. Ela faz questão de tudo, está sempre presente”, revela a jovem, grávida de 9 meses do jogador de futebol Artur Jesus, com os olhos marejados.

 

Jenny conta que mesmo morando em Mônaco, na França, Gretchen se faz presente. “Pensei que ela não poderia passar comigo essa fase da gravidez e ela faz muita questão de estar perto, de vir fazer parte. Eu não vim do ventre dela, mas eu vejo que o amor que ela sente por mim é maior do que se eu tivesse sido gerada por ela. Isso é muito gratificante”, agradece.

 

Para conseguir conciliar sua vida na Europa e a carreira no Brasil, a cantora planeja sua agenda de acordo com a demanda de shows e os compromissos pessoais. “Após o Carnaval, abril, maio, junho e julho são meses fraquíssimos no Brasil. Durante esse tempo é mais fácil eu ficar em Mônaco. Eu cuido das crianças, da minha vida lá. Moramos eu, meu marido, meu filho Gabriel, de 20 anos, e as minhas duas filhas pequenas, Giulia, de 15, e a Valentina, de 8”, explica.

 

Dona de casa

 


Gretchen garante que leva uma vida absolutamente normal no exterior, como ela mesma costuma mostrar em seu canal no Youtube. “Acordo todos os dias às 6h e faço o lanche das crianças, preparo café da manhã, levo as duas para a escola e só depois que eu começo o meu dia. Eu treino, faço comida, cuido da casa. Nesta época, o meu marido também está trabalhando e eu tenho que fazer a lancheira dele também porque ele almoça no trabalho.”

 

A cantora tem até a sua tarefa do lar favorita. “Adoro passar roupa. Ninguém passa roupa melhor do que eu. O meu horário de relaxar é quando eu coloco a mesa na sala, ligo no programa que eu mais gosto e passo minhas roupas com o maior prazer. Eu gosto de deixar o lençol bem esticadinho. As minhas fronhas têm que ficar estalando na cama. E tudo tem que ficar cheiroso. Amo! O meu ‘desestresse’ é passar roupa.”

 

Feminismo

 


Apesar de não se considerar feminista, Gretchen respeita a luta do direito igualitário dos sexos e celebra as conquistas das mulheres. “Eu nunca me importei com que os outros pensam, mas hoje você pode ser o que quiser, pode andar como quiser. Isso não diz se você é vulgar ou não. Não é a sua roupa que faz você ser uma mulher de respeito”, defende ela, que afirma ter sofrido muito preconceito quando começou, chegando até a ser censurada em alguns programas de televisão na época da ditadura.

 

Trinta e poucos anos depois, a imagem de símbolo sexual foi deixada de lado. “Não tem mais esse negócio. Os homens me veem como uma supermãe, um exemplo de mulher, de dona de casa, mas que também trabalha e é independente. E as mulheres me veem como um marco. Elas dizem que querem ser como eu, que sou motivo de orgulho. Não existe mais o preconceito. Hoje em dia, eu consegui mostrar quem realmente é a Maria Odete, uma mulher guerreira que nunca mediu esforços para cuidar dos filhos e da família.”


À frente do seu tempo

 

Gretchen e Thammy 


Dona de uma personalidade forte, Gretchen diz que nunca deixou que homem nenhum a inibisse. “Comigo nunca! Funciona assim: se gostar de mim, vai ficar comigo. Se não gostar, a porta da rua é a serventia da casa.”

 

O jeito guerreiro também vem à tona quando o assunto é filho. A prova é que apesar das insistências da mídia em tirar declarações polêmicas da então dançarina, Gretchen manteve-se ao lado de Thammy quando ele revelou sua orientação sexual em rede nacional. Revelação que acabou não sendo uma surpresa, segundo ela.

 

“Sempre soube e perguntava direto. Eu falava: 'você gosta de mulher?’. Ele respondia que eu estava louca: ‘Você está falando que eu sou sapatão?’. Nessa época, ele namorava um cara lá do sertão do Pernambuco e eu não acreditava naquilo. Ele sempre foi diferente. Com 4 anos, queria fazer xixi em pé”, relembra a cantora, que dá um conselho aos pais que não aceitam a condição sexual dos filhos. “O que importa é se ele tem saúde, tem caráter e é feliz.”

 

 

 

Thammy reconhece o zelo da mãe e diz ficar mais irritado com as críticas direcionadas a ela do que para si mesmo. "Me incomodo mais com as críticas que fazem para ela do que para mim. Quando eu estudava, minha mãe era chamada toda semana na escola porque eu saia na porrada com os meninos. Foi complicado para mim, porque quando eu nasci ela estava no auge. Eu nunca soube o que era ter uma mãe ‘normal’.”

 

Gretchen e Thammy Miranda

 

Para o ator, o apoio da família foi fundamental para que ele se sentisse seguro para realizar a mastectomia, cirurgia de retirada dos seios. “Foi muito importante o suporte emocional, me deu coragem. Hoje minha vida mudou totalmente!", emociona-se, garantindo que a decisão o deixou completo. "Eu fiquei três meses com os pontos. Quando tive oportunidade, já fiquei sem camisa. O sentimento de liberdade é a melhor coisa.”
 


Plásticas

 


Aos 58 anos, Gretchen não abre mão do auxílio da medicina para se manter com a aparência mais jovial. Se depender dela, ela continuará fazendo intervenções estéticas até o fim da vida. “Acho que o limite é a gente que dá. Se você acha que tem que fazer uma correção, vai fazer. Isso é muito pessoal. O que vale é a sua autoestima. Não importa o que os outros pensam e falam, é você que tem que decidir. Se daqui a 20 anos tiver coisa nova no mercado, eu vou querer fazer mesmo (risos)”, assume ela, que mantém a boa forma praticando exercícios em casa. “Faço pilates todos os dias. Eu comprei os equipamentos e pratico tudo sozinha.”


Faturamento como Digital influencer

 


No quesito financeiro, Gretchen desmistifica a onda de que influencer digital fatura alto só por ser popular nas redes sociais. “Eu faço post pago, mas não é aquela coisa exorbitante. Não consigo viver disso. Tenho só 200 mil seguidores no meu canal no Youtube. O que tenho muito são visualizações, mas é risível o que se ganha com isso perto do que eu poderia vir a ganhar".

 

Emenda, no entanto, que aos 58 anos, trabalhar é opcional. "Antes eu trabalhava para sobreviver. Hoje, faço shows para matar a saudade dos meus fãs e satisfazer a vontade desses novos fãs jovens. Meu novo público tem entre 7 e 17 anos.”

 

Nova Gretchen

 


Há mais de quatro décadas no mercado do entretenimento, Gretchen teve que fazer mudanças em seu estilo para se adequar aos novos fãs. "Eu tive que me reestruturar completamente. Mudei meu repertório, minhas roupas, o meu jeito de me apresentar nos palcos. Não danço mais como eu dançava. Eu tive que me adaptar a um novo tipo de dança, mais pop, por causa deles. Mas foi tudo muito prazeroso. Eu tenho filhos jovens e, inclusive, eles me ajudaram. Eu pego dicas com eles sobre música, roupa. Algumas coisas eu adaptei a minha realidade também, porque eu tenho um problema no joelho. Mas fiz tudo isso sem deixar de ser eu mesma”, conclui.

 

As novas Kardashians?

 

Gretchen e Thammy Miranda (Foto:Juliana Coutinho)


Há tempos os internautos brasileiras tentam emplacar uma família Kardashian brasileira. Seriam os Gretchens a versão tupiniquim de Keeping Up with The Kardashians, reality que emplacou as socialites americanas? “Eu assistia muito o programa delas quando começou. Agora não mais. Temos uma personalidade bem própria. Não tem nada a ver”, diz Thammy, dispensando a comparação. Apesar da negação, a esperança dos fãs permanece.
 

Revista Quem

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.