24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
04/09/2015

Greve do INSS toma o país, dura mais de 60 dias e ganha adesão de peritos

Foto: Aniele Nascimento / Gazeta do Povo

Além de peritos, médicos que realizam as perícias nas agências também decidiram interromper atividades

A greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ganha reforço em várias regiões do Brasil a partir desta sexta-feira (4) – dia em que a paralisação completa 60 dias. Médicos que realizam as perícias nas agências da Previdência Social também decidiram interromper as atividades, prejudicando um dos únicos serviços que ainda era prestado.

 

A perícia médica é requisito para benefícios como auxílío-doença, aposentadoria por invalidez, aposentadoria especial e, para reconhecimento de acidentes de trabalho.

 

A pauta da categoria engloba reivindicações como redução da carga horária de 40 horas para 30 horas, incorporação de benefícios ao salário, redução de níveis de progressão, recomposição do quadro de peritos e aumento salarial de 27% em dois anos.

 

Nova proposta aos servidores pode encerrar a greve

 

Em greve há 60 dias, categorias dos servidores públicos receberam, nesta quinta-feira (3), uma nova proposta do governo federal. Desta vez, a União deixou de lado o reajuste de 21,3% parcelado em quatro anos (2016,2017, 2018 e 2019) , e disse que há possibilidade de negociar um percentual de 10,8% em um prazo de dois anos (2016-2017). As informações são da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef).

 

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Saúde, Trabalho Previdência Social e Ação Social do Paraná (Sindprevs), Nelson Malinowski, classifica esta nova proposta como “ainda insuficiente”, porém um “pouco mais simpática” aos grevistas, uma vez que o pagamento em dois anos, e não mais quatro, não deixam tão engessadas as mobilizações da categoria.

 

“Com a proposta anterior, os servidores não poderiam reivindicar nada em quatro anos. Mas dois anos a gente tem como acompanhar a inflação e ter um fôlego para daqui a dois anos discutir de novo essa questão”, comenta.

 

Segundo Malinowski, as assembleias que deverão discutir a nova oferta do governo deverão ser marcadas para a próxima semana.

 

Fonte: Gazeta
 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.