28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
01/09/2015

Guajará aparece em peso para denunciar problemas em audiência com MPF

Foto: Divulgação

População compareceu em peso ao evento do Ministério Público para discutir problemas da cidade

Mais de 300 moradores do município de Guajará (a 1.494 quilômetros de Manaus), no extremo oeste do Amazonas, participaram do encontro de abertura da 10ª edição do projeto MPF na Comunidade, realizado na noite de segunda-feira (31).


Nesta terça-feira (1º) será realizada audiência pública do projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc) para discutir a situação da educação pública tanto na zona rural como na zona urbana da cidade.


As atividades do projeto MPF na Comunidade em Guajará seguem até quinta-feira (3), com atendimento ao cidadão, reuniões com órgãos e gestores públicos municipais e diligências em instituições de atendimento em saúde e serviços federais.


Na presença de procuradores da República e do promotor de Justiça da cidade, problemas como precariedade na pavimentação das ruas, no transporte público e no atendimento em saúde foram alvos de críticas e questionamentos apresentados pela comunidade que participou do evento, que contou ainda com apresentação espontânea de indígenas marubo que vivem na cidade.


Incentivo para exercício da cidadania


O coordenador do projeto MPF na Comunidade, procurador da República Rafael da Silva Rocha, apresentou as principais atividades e canais de contato e denúncia do Ministério Público Federal ao público e convocou a população de Guajará a exercer seus direitos de cidadão sempre que necessário. “Estando tão distantes geograficamente da cidade, em Manaus, não conseguimos ter uma visão real dos problemas enfrentados em Guajará, por isso precisamos que vocês sejam nossos parceiros aqui e façam chegar até nós esses casos em que poderemos atuar”, disse o procurador.


Ainda durante o encontro de abertura, duas importantes parcerias anunciaram à população local a ampliação dos canais de acesso ao MPF: o promotor de Justiça que atualmente responde pela Comarca de Guajará, Iranilson Ribeiro, e o procurador da República no município acreano de Cruzeiro do Sul – ligado a Guajará por poucos quilômetros da rodovia BR-317 – Thiago Corrêa, se colocaram à disposição para receber as demandas e encaminhar ao MPF no Amazonas sempre que necessário.

 

Assinaturas para companha contra corrupção


O encontro de abertura serviu ainda para coletar assinaturas de apoio à campanha 10 Medidas Contra a Corrupção, realizada nacionalmente pelo MPF com o objetivo de reunir apoio popular para apresentação e aprovação de projetos de lei que deverão tornar as investigações de casos de corrupção mais eficazes e as punições mais severas para quem for condenado.
 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.