24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
23/03/2018

Hackers atacam governo e pedem resgate em bitcoins, nos EUA

Foto: Michael Jung / AFP

Ofensiva fechou aplicativos do sistema de informática da cidade de Atlanta

O sistema de informática do governo da cidade de Atlanta, no Sul dos Estados Unidos, foi alvo de um ciberataque na madrugada desta quinta-feira.

 

A ofensiva com ransomware fechou vários aplicativos internos e externos da cidade, incluindo aqueles usados por moradores para pagar contas e acessar informações judiciais, afirmou a prefeita Keisha Lance Bottoms, ressaltando que a situação seria "muito grave". Segundo autoridades, para liberar os serviços, os hackers exigem resgate pago em bitcoin.

 

Veja também 

Avião de transporte russo cai na Síria e deixa 32 mortos

 

Durante uma entrevista coletiva, a prefeita disse não saber o alcance do ataque e pediu que os cidadãos fiquem alertas.

 

— Não sabemos a extensão do ataque então pedimos que sejam cautelosos. Todos estamos submetidos a esse ataque, se me permitem dizer. Muitos de nós pagamos nossas contas online, usamos débito automático. Então chequem seus extratos bancários —, disse Bottoms.

 

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

As autoridades informaram que tomaram ciência do ataque quando foram detectadas atividades incomuns em seus servidores. Parte dos dados armazenados da cidade fora criptografados e os hackers enviaram um pedido de resgate para liberar os arquivos. O valor de U$51 mil (cerca de R$167 mil) deve ser pago em bitcoin, segundo investigadores citados pela imprensa. O FBI e o Departamento de Segurança Interna foram chamados para colaborar na investigação.

 

No ano passado, outro ataque de ransomware afetou mais de 200.000 empresas, hospitais, agências do governo e outras organizações em 150 países. As autoridades acreditam que os hackers utilizaram programas desenvolvidos pela Agência Nacional de Segurança (NSA) americana que foram divulgados por um grupo conhecido como 'Shadow Brokers'.

 

O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.