18 de Abril de 2024 - Ano 10
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Manaus
17/05/2017

Hospital Delphina Aziz realiza atendimento odontológico em cerca de 10% dos pacientes internados

Foto: Divulgação

Somente em abril, 421 pacientes passaram pelas enfermarias e salas de suporte avançado da unidade

Do total de pacientes internados em abril no Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz nas enfermarias e salas de suporte avançado, 10,7% foram acompanhados pelo serviço de odontologia hospitalar.

 

Os pacientes beneficiados com o atendimento foram diagnosticados com problema odontológico, apesar de terem ingressado na internação por outro motivo. Em abril, 421 pacientes passaram pelas enfermarias e salas de suporte avançado da unidade.



O HPS Delphina Aziz é uma unidade do Governo do Amazonas, vinculada a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed) e fica na zona Norte de Manaus.

 

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Iniciado no mês passado, o serviço de odontologia hospitalar tem o objetivo de prevenir casos de infecções por meio do tratamento de lesões e da correta higiene da boca. Toda unidade de saúde cerca seus usuários com o maior cuidado possível e, ao disponibilizar o serviço de odontologia, o Delphina Aziz visa tonar o tempo de internação do paciente menor e reduzir o uso excessivo de antibióticos.

 

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A boca é a porta de entrada de inúmeras doenças e a presença de problemas odontológicos pode propiciar outras patologias, dentre elas as infecções pulmonares, renais e do revestimento interno do coração chamado de endocárdio. Por isso, tratar os problemas odontológicos é tão importante.

 

Foto: Divulgação



O trabalho segue um protocolo higiene bucal e há um calendário de treinamentos sobre o serviço de odontologia para que os colaboradores estejam capacitados para prestar atendimento seguro aos pacientes. Nesta terça-feira, 17, os colaboradores foram treinados sobre o passo a passo da higiene bucal conforme está definido em protocolo da unidade.



“Menos tempo internado o paciente recebe alta melhorada com maior brevidade e isso permite, inclusive, que mais pacientes sejam assistidos nos hospitais. Estudos mostram, ainda, que a implantação de um protocolo de higiene bucal e a ação de um cirurgião dentista nos hospitais podem reduzir custos, um bom uso dos recursos públicos”, destacou o cirurgião dentista David Pita, coordenador do serviço. Ele é membro do Colégio Brasileiro de Odontologia Hospitalar e Intensiva.



“De acordo com o nosso protocolo, identificamos e avaliamos as lesões existentes desde os lábios até a região da orofaringe. São realizados cuidados para tratar gengivite e dentes fraturados, além de procedimentos como limpeza, restaurações provisórias e remoção de foco infeccioso”, disse David. Dos 47 pacientes atendidos pelo serviço em abril, os principais problemas odontológicos identificados foram: mucosite (inflamação de uma membrana mucosa), gengivite (inflamação nas gengivas), periodontite (Tecido que fixa o dente ao alvéolo) e saburra lingual (placa bacteriana esbranquiçada na língua).

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