24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
22/03/2019

Identidade de Jack, o estripador pode ter sido descoberta

Foto: Reprodução

Assim, ela entrou para a lista de vítimas de um assassino em série que ficou popularmente conhecido como Jack, o Estripador

Nas primeiras horas do dia 30 de setembro de 1888, o corpo da prostituta Catherine Eddowes foi achado nas ruas sujas da Praça de Mitre, em Londres. Assim, ela entrou para a lista de vítimas de um assassino em série que ficou popularmente conhecido como Jack, o Estripador.

 

Novas testes de DNA apontam que o autor desse crime é mesmo um homem sobre o qual as suspeitas já recaem há muito tempo: Aaron Kosminski, um barbeiro polonês que foi um dos principais suspeitos da polícia local na época em que Jack, o Estripador, esteve na ativa.

 

De acordo com um artigo publicado na revista científica Journal of Forensic Sciences, pesquisadores da Liverpool John Moores University analisaram a única evidência remanescente do crime – um xale manchado de sêmen – e acreditam que o assassino de Eddowes possa mesmo ter sido Kosminski.

 

Veja também
 
Arqueólogos acham pênis de 1.800 anos gravado em rocha. Autores seriam soldados romanos
 

Para dar mais credibilidade ao teste, os cientistas coletaram informações genéticas de descendentes de Eddowes e Kosminski. O atual dono do xale e as pessoas que manusearam o item também forneceram material para não “atrapalharem” a investigação.

 


Os estudiosos conseguiram combinar as sequências de um dos descendentes de Kosminski e o DNA mitocondrial encontrado na mancha de sêmen do xale. Com base nesses dados, eles sugeriram que o suspeito tinha olhos e cabelos escuros, o que coincide com as descrições físicas do barbeiro.

 

Melville Macnaghten, que foi comissário da polícia local entre 1903 e 1913, escreveu certa vez sobre Kosminski: “Ele tinha um grande ódio por mulheres, especialmente prostitutas, e uma forte tendência homicida. Acabou sendo internado em um hospício em março de 1889”.

 

Caso resolvido?

 

Embora o estudo conduzido pelos pesquisadores da Liverpool John Moores University possa ser considerado um dos mais avançados sobre o caso de Jack, o Estripador, dificilmente ele será capaz de convencer todos os estudiosos que se dedicam a desvendar a identidade do mais famoso entre os serial killers.

 

(Reprodução/Chronicle/Alamy Stock Photo)

 

Uma falha digna de nota do artigo publicado é que ele não detalha quais são as ligações entre os DNAs do descendente de Kosminski e da mancha de sêmen no xale. Inclusive, esse é um detalhe que dificilmente passaria despercebido por um cientista forense experiente.

 

Outro aspecto importante é que não é possível identificar um criminoso apenas com a ajuda do DNA mitocondrial. Normalmente, os investigadores usam esse tipo de recurso apenas para excluir suspeitos. Então, o nome de Kosminski não pode ser cortado da lista, mas vários outros provavelmente também não podem.

 

Essa não é a primeira vez que estudiosos tentam usar DNA para descobrir a identidade de Jack, o Estripador. A autora Patricia Cornwell afirma que Walter Sickert, um pintor, é o assassino por conta de informações genéticas que foram encontradas em cartas.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

Por sua vez, o professor Ian Findlay analisou as informações genéticas do selo de uma carta que teria sido escrita por Jack, o Estripador e divulgou a possibilidade que o serial killer poderia ter pertencido ao sexo feminino. Entretanto, muitos desses documentos são falsificados. 

 

Mega Curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.