23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
29/11/2018

Idosa conta que superou depressão com curso de dança oferecido pela Prefeitura de Manaus: 'Hoje eu não vivo mais sem a dança'

Foto: Divulgação

O curso foi oferecido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Espi em parceria com a Fundação Doutor Thomas

Depois de dois anos sem sair de casa e com diagnóstico de depressão, a aposentada Maria Luiza Alves, 62, encontrou na dança a oportunidade para começar uma nova vida. A idosa foi uma das alunas do curso “Dança para a Terceira Idade: Dança do Ventre”, que certificou, nesta terça-feira, 27, frequentadores do Parque Municipal do Idoso.

 

O curso foi oferecido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi) em parceria com a Fundação Doutor Thomas (FDT).


“Antes era só tristeza. Eu não tinha amizades, vivia dentro de casa com depressão, não saia nem na porta de casa, mas foi só eu começar a frequentar o Parque que arranjei várias amigas. Sempre gostei de dançar, mas passei boa parte da vida sem fazer isso e só voltei agora. Hoje eu não vivo mais sem a dança”, conta a aposentada.


Veja também

 

Café Teatro sedia lançamento da obra ‘Aleivosias Poéticas’, de José Seráfico, no Centro de Manaus


De acordo com a diretora-geral da Espi, Stela Cyrino, a ação visa à valorização das pessoas, por meio da capacitação, objetivo do projeto Manaus 2030 para a cidade. “Os cursos ministrados vêm proporcionando novos aprendizados, bem-estar e qualidade de vida, seguindo as orientações pontuais do prefeito Arthur Virgílio Neto com vistas à valorização”, destaca.


Cuidados


Conforme o Departamento de Educação e Aperfeiçoamento (Deap) da Espi, somente este ano, um total de 1.119 pessoas foram beneficiadas com o Programa de Formação do Cuidador e Atenção ao Idoso da Escola, que promoveu ações pedagógicas no âmbito municipal com foco na valorização, socialização e cuidado com a pessoa da terceira idade.


“Desde o momento que firmamos parceria com a Fundação Doutor Thomas, nós passamos a ouvir inúmeros testemunhos de mudança de vida por parte dos idosos da FDT e dos frequentadores do Parque. Também é muito importante que a família cuide do seu idoso e o incentive a praticar esse tipo de atividade”, frisa a diretora do Deap, Jeânia Bezerra.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Para a diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho, a parceria com a Espi foi pensada de acordo com a necessidade de se ter cada vez mais atividades físicas, laborativas, recreativas, culturais e de educação para a cidadania.

 

“O importante é reconhecer as capacidades e potencialidades presentes no idoso, estimulando-o a viver desfrutando seus direitos como cidadão, mantendo seu espaço físico e existencial através de atividades que visam o seu o bem-estar e convívio social”, ressalta.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.