28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Plantão Policial
21/10/2016

IMAGENS FORTES! Rebelião em presídio no acre deixa quatro mortos e quatro feridos; veja vídeos

Foto: Reprodução

Presos dos pavilhões J, L e K do Complexo Penitenciário Francisco D’Oliveira Conde, em Rio Branco, iniciaram uma rebelião no final da tarde desta quinta-feira (20).

 

De acordo com parentes de detentos, os rebelados estariam atirando contra outros presos. Segundo o Governo do Acre, quatro presos morreram e quatro ficaram feridos, os números, porém, ainda podem mudar até a retomada total das áreas.


O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) diz que a rebelião começou por volta de 18h30 e foi controlada por volta de 21h30 (horário do Acre). Agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) entraram na unidade e inicialmente conseguiram retomar os pavilhões L e K. O Pavilhão J foi o último a ser controlado.

 

O vídeo abaixo mostra um preso em agonia

 dentro do presídio e detentos rebelados. Veja!


ATENÇÃO! IMAGENS FORTES!

 

 

O governo confirmou ainda a prisão de dois agentes penitenciários que teriam fornecido armas aos detentos.


Atendentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram deslocados para o local. Agentes penitenciários também foram convocados para dar suporte.


Pânico


Parentes de presos foram para frente do presídio aguardar por notícias. Houve pânico entre eles. A irmã de um preso do Pavilhão H, que não quis se identificar, disse que recebeu uma ligação dele de dentro do presídio relatando a situação no local.

 

“Ele ligou de lá no maior desespero, estava uma gritaria, disse que estavam atirando para matar e que já haviam matado alguns presos”, disse.

 

Neste outro vídeo, detentos tentam

 ajudar colega ferido na rebelião: 

 

 

Já a mulher de outro detento disse que a situação se repete no Pavilhão K. “Ele [marido] disse que apagaram as luzes e está tudo às escuras. Meu marido está pedindo ajuda pediu que chamem a polícia para não deixar ele morrer sozinho”, contou chorando.

 

A secretária de Comunicação do Acre, Andréa Zílio, informou que dois agentes penitenciários chegaram a serem feitos reféns, porém, já foram liberados. O órgão acrescentou ainda que apenas policiais do Bope permanecem dentro do presídio.

 

"Os agentes penitenciários e públicos foram retirados de dentro da unidade. A situação já foi controlado nos outros pavilhões e apenas um continua rebelado", disse.


Princípio de motim

 

Essa é a segunda ação violenta de presos da unidade em menos de 48 horas. Na manhã de quarta-feira (19), um princípio de motim foi registrado, porém, nenhum preso foi ferido, de acordo com o Iapen-AC.

 

O motim iniciou no pavilhão I, conhecido como "Chapão", onde ficam os sentenciados. A assessoria do Iapen confirmou que um grupo de presos começou a bater nas grades e a gritar, mas garante que a situação foi contida a tempo.

 

A Polícia Militar e o Batalhão de Operação Especiais (Bope) foram acionados. Além disso, um helicóptero sobrevoou um complexo. Devido ao tiroteio na unidade onde ficam os detentos do semiaberto, as visitas foram suspensas na FOC. Porém, o Iapen não confirmou se a ação foi um protesto contra esse cancelamento.

 

Briga de facções


Na terça (18), presos da UP4 sofreram uma emboscada na entrada da unidade. Quatro detentos ficaram feridos e todos foram encaminhados ao Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb). Não foram registradas mortes.

 

A Sesp-AC chegou a montar um gabinete de crise no local e destacou agentes do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope), Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A situação foi controlada após a entrada de agentes do Bope.

 

O governo do estado anunciou, na quarta, que o Exército vai reforçar a segurança nas áreas de fronteira do estado.

 

Durante uma reunião, realizada também na quarta, entre a juíza da Vara de Execuções Penais, Luana Campos, o secretário de Segurança Pública do Acre, Emylson Farias, o secretário de Polícia Civil, Carlos Portela, e representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública ficou definido que os 380 detentos da UP4 só vão retornar à unidade prisional na sexta-feira (21).


Fonte: G1 / PORTAL DO ZACARIAS

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.