25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
22/06/2018

Inmetro inaugura primeira Unidade Básica Fluvial de Fiscalização e Pesquisa da América Latina nesta sexta-feira

Foto: Divulgação

A unidade será referência por ser a primeira a desenvolver pesquisa científica básica e aplicada por meio fluvial

O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, por intermédio do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), realiza nesta sexta-feira, dia 22 de junho, às 11h, a solenidade de inauguração da primeira Unidade Básica Fluvial de Fiscalização e Pesquisa (UBFFP) da América Latina.

 

O evento ocorrerá nas dependências do Juruá Estaleiros e Navegação, localizado na estrada do Brito, Km 1, no distrito de Cacau-Pirêra, em Iranduba, que tem sede a 27 quilômetros de Manaus, em linha reta.


Veja também

Prefeito Arthur Neto faz última inspeção em UBSs fluviais

 

Estrutura

 

Orçada em R$ 3 milhões e construída com recursos federais, a embarcação é equipada com laboratórios de preparo de amostras, Pré-PCR (Identificação de DNA e RNA) e Pós-PCR (Codificação de DNA e RNA) com capacidade para realizar análises de 250 amostras por mês, através da engenharia genética, com equipamentos de alta tecnologia.


Pesquisas

 

A unidade vai realizar análises de alimentos, insumos amazônicos, qualidade da água da bacia amazônica (em diferentes sazonalidades), solo, minerais, identificação de espécies da fauna e flora amazônica, qualidade genética e sanitária dos peixes amazônicos comercializados no interior e identificação do agente transmissor da doença de chagas encontrado no açaí.

 

Orçada em R$ 3 milhões e construída com recursos federais, a embarcação

é equipada com laboratórios de preparo de amostras

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Certificação

 

A UBFFP também viabilizará o apoio técnico aos pequenos produtores do interior, certificando seus produtos, com o Programa “SELO AMAZÔNICO”, tornando-o mais competitivo junto ao mercado nacional e internacional (exportação).


Benefícios

 

O Inmetro/AM também conta com um laboratório base para

a complementação da pesquisa (Fotos: Divulgação)

 

O barco vai propiciar a manutenção e qualidade das coletadas “in loco” em diferentes regiões do estado, produzindo resultados fidedignos, além de utilizar os benefícios da engenharia genética que darão um salto à pesquisa e desenvolvimento no Amazonas.

 

O Inmetro/AM também conta com um laboratório base para a complementação da pesquisa, com equipamentos modernos (um sequenciador genético de grande espectro), único na região Norte, consolidando assim a abrangência do instituto em P&D, tendo em vista que o órgão possui uma divisão de pesquisa científica para coordenar essas atividades.


Parcerias

 

O instituto está firmando parcerias com instituições de ensino e pesquisa, além do termo de cooperação técnica junto à Fundação de Amparo à Pesquisa Científica do Amazonas (Fapeam) e do edital Pró Estado para auxilio e fomento à Pesquisa.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.