19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
14/01/2016

Inpa participa da produção do primeiro catálogo online de animais do Brasil

Foto: Reprodução / Internet

Fantástica diversidade das aves da Amazônia está no foco dos estudos em curso

Cerca de 30 pesquisadores, pós-doutorandos e estudantes de pós-graduação do Programa em Entomologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) participaram da construção do primeiro catálogo online de animais do Brasil. O catálogo completo está previsto para ser alcançado até 2017 com a inclusão de novos dados sobre cada espécie.

 

O responsável pelo grupo dos invertebrados Hexapoda no catálogo, o pesquisador do Inpa, doutor em Entomologia, José Albertino Rafael, explica que a lista será revisada e ampliada como parte da meta nº2 do projeto. “Esta fase será desenvolvida ao longo de 2016/2017 com adição de dados sobre sinonímias, distribuição, hábito de vida, ocorrência por bioma, unidades políticas e ambiente de cada espécie”, disse o pesquisador.

 

Após ser concluído, o catálogo servirá de base científica para as tomadas de decisão sobre uso da biodiversidade com a compilação completa dos registros da fauna, aquática (marinha e continental) e terrestres.

 

O Catálogo Taxonômico da Fauna Brasileira (CTFB) disponibiliza uma lista com mais de 116 mil espécies encontradas em território brasileiro, o que corresponde a 9% da fauna mundial. “Desde o começo efetivo do projeto, há três anos, a equipe do CTFB trabalhou de maneira integrada para cumprir a meta nº1, a de gerar a primeira lista qualificada de espécies válidas encontradas no território nacional”, diz José Albertino.

 

Segundo o pesquisador, a criação do CTFB atende à meta nacional de biodiversidade nº19, de um total de 20 metas, chamadas de metas de Aichi, estabelecidas em 1992 pela Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) da Organização das Nações Unidas (ONU), durante a ECO-92, realizada no Rio de Janeiro.

 

O pesquisador do Inpa explica que, até hoje, 116.118 espécies válidas de animais estão na lista para o Brasil, a maioria de artrópodes, com mais de 94 mil espécies (cerca de 85% da fauna brasileira). As demais espécies, 15% representam outros grupos de invertebrados não-artrópodes e de cordados, estes últimos incluem os peixes, anfíbios, aves e mamíferos com cerca de 10% das espécies no território nacional.

 

José Albertino aponta especial destaque para os insetos, o grupo mais diversificado na terra com 84.500 espécies listadas para o Brasil. Outros números são para os Annelida, grupo das minhocas (com cerca de 1.600 espécies), Mollusca, grupo dos caramujos (com quase 3.100 espécies ), aves (quase 3 mil), peixes ósseos (cerca de 4.400) e anfíbios, grupos dos sapos, gias e pererecas (pouco mais de mil espécies).

 

Foto: Anselmo d'Affonseca / INPA

 

A pesquisa é o resultado do trabalho de mais de 500 pesquisadores brasileiros e estrangeiros, que durante três anos catalogaram todos os animais com registros no Brasil. O catálogo foi lançado, recentemente, pelo governo federal, num esforço conjunto dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Meio Ambiente (MMA).

 

O catálogo foi coordenado pelos professores doutores Hussam Zaher da Universidade de São Paulo (USP/SP), coordenador geral do catálogo e responsável pelos vertebrados; Walter Boeger, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), responsável pelos invertebrados não-Hexapoda; José Albertino Rafael, responsável pelos artrópodes Hexapoda; e Michel Paiva Valim, da Universidade de São Paulo (USP/SP), responsável pelos artrópodes não-Hexapoda; além de 58 coordenadores de grandes grupos taxonômicos e 502 pesquisadores, especialistas de diversos países.

 

Além do Inpa, a pesquisa também contou com o apoio da Sociedade Brasileira de Zoologia, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ).

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.