25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
02/03/2016

Inpa realiza seminário de Entomologia sobre questões ambientais e sociais da Amazônia

Foto: Reprodução/ Internet

Entre os assuntos estão as Áreas de Proteção Ambiental na Amazônia e a Dinâmica da Paisagem, os Conflitos Agrários, o Conservacionismo na Amazônia e a Sociodiversidade linguística, cultural e territorial da Amazônia.

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCTI) realiza de terça a quinta-feira desta semana (02, 03 e 04) o Seminário de Entomologia para oferecer aos novos alunos uma visão mais ampla da região. A atividade é gratuita e acontece das 8h30 às 18h, na sala de aula de Entomologia (Ciência que estuda os insetos), campus II do Instituto.

 

“Queremos que os alunos se interessem e tenham uma visão mais vasta e criteriosa da Amazônia, e não fiquem restritos somente ao objeto de seu trabalho”, disse o coordenador do Seminário, o pesquisador Marcio Oliveira.

 

O seminário faz parte do conjunto de disciplinas da Pós-graduação em Entomologia do Inpa. É destinado aos novos alunos de mestrado do curso e pessoas que desejam aumentar o conhecimento sobre questões ambientais da Amazônia.

 

Na quarta-feira, serão discutidos os Aspectos geológicos e geomorfológicos das unidades cretáceo-cenozóicas aflorantes na região de Manaus, com o professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) Emílio Soares; Áreas de Proteção Ambiental na Amazônia e a Dinâmica da Paisagem, com o pesquisador do Inpa Paulo Maurício Graça; o Catálogo Taxonômico da Fauna do Brasil, com o pesquisador Marcio Oliveira; e Água subterrânea e o ciclo hidrológico na Amazônia, com o professor da Ufam Ingo Wahnfried.

 

Outros cinco temas serão discutidos na quinta-feira. Apenas o primeiro palestrante não é do Inpa, mas fez mestrado na Instituição, que é o diretor da WildLife Conservation Society (WCS), o geógrafo Carlos Durigan, que vai falar sobre Conservacionismo na Amazônia – problemas e perspectivas. O doutorando Gersonval Monte apresentará as Principais endemias na Amazônia, o pesquisador Cid Ferreira falará das Principais formações vegetais da Amazônia, o pesquisador Reinaldo Correa discutirá os Conflitos agrários na região, e a pesquisadora Ana Carla Bruno fará uma reflexão sobre a Sociodiversidade linguística, cultural e territorial da Amazônia.

 

No último dia será realizada uma excursão terrestre para o Km 45 da BR-174 em área de Campina, Campinarana e Terra Firme. Confira a programação completa aqui.

 

Fonte: Inpa

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.