29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
31/10/2018

Internautas criam petição contra fusão dos ministérios do Meio Ambiente e Agricultura

Foto: Reprodução

Durante a campanha política, a proposta de unificação das pastas já era ponto de discordância para muitos

Após a confirmação da fusão dos ministérios do Meio Ambiente com a Agricultura, diversas entidades disponibilizaram, na internet, petições e abaixo-assinados que se posicionam contra a decisão da equipe de governo do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL).


A confirmação da fusão foi divulgada na última terça-feira, 30, pelo deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS), confirmado como futuro ministro-chefe da Casa Civil e designado pelo presidente eleito coordenar as atividades de transição por parte do novo governo. Segundo o deputado, a nova gestão terá entre 15 e 16 ministérios.


Durante a campanha política, a proposta de unificação das pastas já era ponto de discordância para muitos. Com a confirmação anunciada, as petições públicas na internet passaram a ganhar o apoio de muitos usuários da rede mundial de computadores.


Veja também

Antipetista, deputada eleita pelo partido de Bolsonaro vive em apartamento do Minha Casa, Minha Vida


Até a manhã desta quarta-feira, 31, menos de 24 horas após a confirmação, um dos abaixo-assinados, publicado no site Petição Pública, já conta com quase 300 mil assinaturas, sendo este número atualizado a todo o momento.

 

O texto da petição cita diversas ações elaboradas pelo ministério do Meio Ambiente, tais como o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm), que promoveu a redução de 84% do desmatamento em 2012 em comparação a 2004 ano de implantação; o plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado (PPCerrado), que protege o nosso segundo maior bioma; entre outros.


Por meio de comentários na página da petição, os internautas têm opiniões divergentes sobre a junção dos ministérios. "Eu creio que é possível sim fazer a junção, já que estamos em fase de redução de custos. Acredito que se colocar pessoas bem preparadas e eficientes na execução das obras e de divulgação para conscientização da população e se cada um deixar de buscar somente interesses pessoais e regionais, ou dos próprios departamentos e ministérios, será possível sim", opinou uma delas.


Em resposta ao comentário citado, outro internauta rebateu e exemplificou uma possível consequência da futura unificação. "Essa junção seria similar a, ao invés de ter um departamento de trânsito, o poder de fiscalizar uma infração fosse do próprio motorista. Não funciona porque são interesses opostos. O ministério do Meio Ambiente quer proteger o meio ambiente. Se fosse todo mundo tão consciente como você diz, não precisaríamos lutar pelo desmatamento ilegal que ocorre na Amazônia há anos", sugeriu.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Uma segunda petição, esta publicada no site Change, possui um número menor de assinaturas. Até a manhã desta quarta-feira, cerca de 52 mil internautas aderiram ao abaixo-assinado virtual. Assim como o texto anterior, esta petição justifica o requerimento com dados que afirmam que o Brasil detém o maior patrimônio de biodiversidade do mundo, com 41 mil espécies catalogadas, muito dessa biodiversidade deve ser protegida para o desenvolvimento econômico e científico.

 

As informações são do jornal Folha Vitória.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.