16 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
17/09/2018

Invasores voltam à APP do Corredor do Mindu, no Conjunto Petros

Foto: Divulgação / Semmas

O trabalho de monitoramento da área continuará sendo realizado

Os invasores voltaram a atacar a Área de Preservação Permanente (APP) do Igarapé do Mindu, no trecho do Corredor Ecológico Urbano do Mindu, situado no Conjunto Petros, bairro Coroado, Zona Leste, durante o final de semana.

 

Moradores dos condomínios situados nas proximidades denunciaram à Prefeitura de Manaus a presença de pessoas desconhecidas adentrando o local e fazendo a demarcação de lotes na área protegida. Com esse, sobe para 26 o número de focos de invasão combatidos este ano.


Focos de queimadas foram registrados, mas com a chegada do Batalhão de Policiamento Ambiental, os invasores fugiram. A área atingida tem aproximadamente 50 hectares e a intenção dos ocupantes é destruir a vegetação de grande porte ainda abundante no local.

 

Veja também 

Parque Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho é alvo de bandidos pela quarta vez este ano


No último dia 11, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e o Grupo Integrado de Prevenção às Invasões em Áreas Públicas (Gipiap) realizaram a retirada das demarcações e armações de barracos existentes no local.


O foco teve início no feriado do dia 5, levando ao local policiais do Batalhão Ambiental e fiscais da Semmas durante o final de semana. Pelo menos 70 demarcações de lotes foram encontradas. O trabalho de monitoramento da área continuará sendo realizado.


O trecho do Corredor Ecológico Urbano do Igarapé do Mindu, alvo da ação dos invasores, está inserido na Área de Proteção Ambiental (APA) Sauim-de-Manaus, decretada recentemente pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, em parceria com o Ministério Público Federal (MPF). A APA foi criada com a finalidade de contribuir para a preservação do sauim-de-coleira, espécie criticamente ameaçada de extinção.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


O monitoramento continuará sendo feito e quem for pego em flagrante na área responderá pelo crime de intervenção em APP, previsto no artigo 139 do Código Ambiental do Município (Lei 605/2001), recebendo multa mínima de 501 Unidades Fiscais do Município (UFMs).

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.