28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
09/01/2017

IPAAM atendeu ao resgate de 510 animais silvestres em 2016

Foto: Divulgação/ IPAAM

O IPAAM resgata os animais e, na maioria das vezes, os devolve para o seu habitat

A Gerência de Fauna do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) resgatou, durante o ano passado, 510 animais silvestres. Ainda em 2016, o Ipaam recebeu 622 solicitações de resgates. No ano de 2014, o número de resgates foi de 517 e de solicitações foram 771, e em 2015 foram 602 resgates e 718 solicitações.


Dentre as espécies mais resgatadas em 2016 estavam jiboias, frango d’água, gaviões-carijó, preguiças-bentinho, preguiça-real, jacarés, camaleão, pariri (ave), murucututu (coruja), macacos (especialmente sauim).


O IPAAM resgata os animais e, na maioria das vezes, os devolve para o seu habitat. Porém, se o animal estiver com a saúde precária ou em risco de vida, é encaminhado para o centro de triagem mais próximo.


Orientações e recomendações

 


O gerente de Fauna, Marcelo Garcia, relembra que o IPAAM não resgata animais domésticos como cachorros, gatos, pombos, galinhas, etc. O resgate foca em animais silvestres que estão fora de seu ambiente natural.


“Nós não tiramos o jacaré do igarapé que é o local onde ele vive, nem uma preguiça da mata, porque é o habitat dela. Retiramos o animal que está em risco e fora de sua área natural, ou que invadem residências e ruas”, explicou Garcia.

 


O gerente de Fauna esclarece que nem sempre é possível atender a todas as solicitações feita ao órgão ambiental e efetuar todos os resgates por motivos como: improcedência da denúncia, evasão do animal na hora que a equipe chega ao local e até óbito do animal pelas condições a que foi exposto.


Animais mais comuns

 

Fotos: Divulgação/ IPAAM


Entre as espécies mais comuns encontradas na área urbana de Manaus estão bicho-preguiça, jacarés, gaviões, corujas, iguanas (camaleão) e cobras. Garcia explica que conforme a cidade vai crescendo e o desmatamento aumentando, os animais vão perdendo o espaço do seu habitat natural e tendem a fugir para locais mais urbanizados.


O Ipaam recebe denúncias através do número (92) 2123-6729, e atua em resgates através do número (92) 2123-6774, dentro da área urbana.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.