20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
19/07/2017

Ipês envenenados na Avenida Djalma Batista apresentam sinais de recuperação

Foto: Arlesson Sicsú / Semmas

Em pelo menos cinco das seis árvores que sofreram a agressão, já se observa o rebrotamento de folhas nas extremidades dos galhos, o que indica que a árvore está viva e pode se recuperar com o tempo

As medidas adotadas pela Prefeitura de Manaus para salvar os seis ipês que sofreram tentativa de envenenamento, em abril deste ano, no canteiro central da Avenida Djalma Batista, começam a ter efeito.

 

Em pelo menos cinco das seis árvores que sofreram a agressão, já se observa o rebrotamento de folhas nas extremidades dos galhos, o que indica que a árvore está viva e pode se recuperar com o tempo.


Veja também


Projeto Ambiental 'Boto Navegador' incentiva alunos da Escola Estadual Gilberto Mestrinho a cuidar e cultivar horta escolar


Os ipês, que permaneceram em observação ao longo dos últimos dois meses, sendo monitorados por técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), receberam curativos com aplicação de sulfato de cobre nas fendas abertas (por onde foi colocado o veneno) e tiveram o solo adubado, com aplicação de terra preta e calcário no entorno das árvores.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 


“Ainda é prematuro confirmar que essas árvores estão totalmente recuperadas, mas o surgimento das folhas nos dá esperança de que há chances de termos esses indivíduos arbóreos adultos florescendo novamente”, explica o chefe da Divisão de Corte e Poda da Semmas, Wellington Auzier.

 

“Não fizemos a remoção dos ipês atingidos porque tínhamos um protocolo a cumprir na tentativa de salvar seis árvores que já haviam atingido, em média, quatro metros de altura”, afirmou.

 


Técnicos do órgão continuarão monitorando as árvores para acompanhar o processo de regeneração da espécie.

 

A Semmas aguarda também o resultado das investigações realizadas pela Delegacia Especializada em Meio Ambiente (Dema), da Polícia Civil, que instaurou inquérito para apuração do caso.


Policiais da Dema realizaram coleta de informações e diligências no local. O trecho da Djalma onde ocorreu a contaminação fica na altura da Rua Rio Branco, no Vieiralves.

 

A tentativa de envenenamento foi constatada na manhã do dia 29 de abril por técnicos da Semmas. As árvores sofreram um corte no tronco e tiveram um líquido escuro aplicado na área.

 


Além de responder criminalmente, os responsáveis podem ser enquadrados no artigo 137, do Código Ambiental do Município, que considera infração grave danificar, suprimir ou sacrificar árvores da arborização urbana, com multa agravada pelo dano causado.

 

“As árvores atingidas já se encontravam estabilizadas, inclusive com florescência garantida, mas infelizmente foram vítimas desse absurdo orquestrado que poderá alterar esse ciclo”, afirmou o secretário da Semmas, Antonio Nelson de Oliveira Júnior.

 

Fotos: Arlesson Sicsú / Semmas


O plantio dos ipês no canteiro central da Djalma Batista foi realizado em 2012.

 

As mudas foram plantadas em toda a extensão da via e desde então todas as ações de manutenção, incluindo adubação complementar, retutoramento e reposição de mudas, são realizadas, no sentido de garantir a consolidação do corredor verde da via.


Por meio do Programa Arboriza Manaus, lançado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto em 2016, foram plantadas mais de 700 mudas de pau-pretinho nos passeios públicos da avenida Djalma Batista, nos dois sentidos da via.

 

O florescimento dos ipês ocorre sempre entre os meses de setembro e outubro. O Arboriza Manaus vem plantando mudas de ipês em diversos logradouros públicos da cidade.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.