23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
24/09/2015

Jairo da Vical inova na política levando 'Gabinete Itinerante' a comunidades; confira vídeo!

Foto: Robert Walton / Portal do Zacarias

Jairo da Vical fala ao PORTAL DO ZACARIAS do desejo de fazer política de modo diferente

Com 20 anos de vida pública e em seu segundo mandato como vereador de Manaus, Jairo da Vical (Pros) vem traçando uma história repleta de conquistas no cenário político amazonense, tendo como principal objetivo fazer a diferença no modo de legislar. E pensando nisso, decidiu arregaçar as mangas e interligar seu gabinete na Câmara Municipal com as comunidades mais carentes. Assim nasceu o projeto "Gabinete Itinerante", motivo de orgulho como ferramenta de trabalho de Vical. Ouvir o que o cidadão tem a dizer e necessita e dar uma resposta rápida são o foco do projeto. 


Tomando uma dimensão até acima do esperado junto aos comunitários, o projeto é tratado com carinho por Vical, que recebeu a reportagem do PORTAL DO ZACARIAS para uma entrevista exclusiva sobre o "Gabinete Itinerante".

 

O vereador disse que o projeto foi concebido porque entendeu que um dos grandes desejos da população é que o político esteja presente no seu dia a dia, e não apenas no período eleitoral, como acontece com a grande maioria. “Uma das maiores reclamações do povo é que o político se faz presente durante as campanhas e some após ser eleito. Eu decidi que iria fazer diferente e estar ainda mais presente depois de eleito”, afirmou Vical. 

 

Vical criou uma jaqueta especial para identificar o projeto comunitário


Gabinete sai da Câmara e vai interagir com cidadão


Explicando como funciona o “Gabinete Itinerante”, o vereador afirma que o foco é estar ao alcance da população, dar uma resposta rápida e positiva às suas necessidades. Se o poder público não toma uma providência, o projeto vai lá e resolve. Vical diz que tem sempre em mente os compromissos que assumiu na campanha. “Primeiro tento resolver pelos meios burocráticos normais, buscando a prefeitura e suas secretarias. Se nada for resolvido, então é comigo. Às vezes tiro do próprio bolso, mas não deixo de dar uma satisfação às questões que me são apresentadas”, disse Vical.


Mutirão para recuperar praça na Zona Oeste


O vereador cita o exemplo da recuperação da praça do Bombeamento, no bairro da Compensa, na Zona Oeste de Manaus. Vical organizou um mutirão com os comunitários depois que foi procurado por moradores porque a praça estava com sérios problemas de infraestrutura e a secretaria municipal responsável nada fez.


Vical pegou os funcionários do gabinete e montou um mutirão no fim de semana para dar as condições para a comunidade hoje usar a praça como academia ao ar livre, totalmente revitalizada.


“Comprei tinta, cimento areia, todo o material necessário para ajudar na reforma do lugar. No último dia 5, feriado cívico, cerca de 20 pessoas moradoras do entorno da praça do Bombeamento e mais os funcionários do gabinete fomos para a praça trabalhar. Mulheres fizeram sopão para os trabalhadores e assim passamos um feriado proveitoso reerguendo um patrimônio que é nosso”, disse o vereador oegulhoso do sucesso do projeto. 

 

 

Confira a entrevista:

 


PORTAL DO ZACARIAS _ Quantos anos de vida pública, vereador?


Jairo da Vical _ Ao todo, cerca de 20 anos. Eu sempre gostei muito de política, e diferentemente de diversas figuras públicas do nosso Estado, eu não venho de uma família tradicionalmente política. Na verdade, eu sou o primeiro a ingressar para a vida política por acreditar que posso fazer a diferença para a nossa cidade.


PZ - Como nasceu o seu interesse pela política?


Vical - Desde criança sempre me encantei pela política partidária. Quando eu tinha uns 12 anos, o Gilberto Mestrinho (ex-governador do Estado, já falecido) veio candidato ao governo em um primeiro momento após a ditadura militar, e eu via os mais velhos com aquela empolgação pelo retorno da democracia no país e fui ficando cada vez mais fascinado pela política. Depois comecei a ajudar alguns amigos, vinha um e outro pedir apoio político, ou seja, mesmo nos bastidores eu já tinha um envolvimento político acentuado. Fora o fato de que meu pai é um político nato, e apesar de não gostar do envolvimento partidário, é um líder.


PZ - E quando resolveu passar de colaborador de campanha a candidato?


Vical - Em meados de 1994 eu cheguei com meu pai, que é um empresário emergente, que batalhou demais para construir seu patrimônio, e disse-lhe:“Pai, quero ser candidato a vereador”. Na hora me aconselhou a não me envolver, porque ele via a política partidária como um campo repleto de pessoas desonestas. Eu então argumentei que gostaria de entrar para a política para dar um bom exemplo de honestidade, integridade e trabalho duro, e é com esse pensamento que eu ingressei na política. Afinal de contas, não adianta ficar só reclamando; é preciso fazer alguma coisa para mudar. Foi quando eu decidi ingressar de vez na vida pública.


PZ - Como foi sua experiência com uma campanha eleitoral?


Vical - Minha primeira eleição aconteceu em 1996. Na época, o Alfredo Nascimento (ex-prefeito de Manaus e atual deputado federal) vinha para prefeito e ninguém acreditava nele. Mesmo assim eu acreditei e saí ao lado do Alfredo, obtendo uma votação significativa para uma primeira eleição: 1.325 votos. Infelizmente, não fui eleito.


PZ - Depois dessa primeira experiência, quanto mandatos conquistou?


Vical - Como vereador, este é o segundo mandato, sendo o primeiro que eu entro pelas urnas. Na primeira vez, em 2008, mesmo tendo tido uma boa votação na urna, 2.424 votos, fiquei como primeiro suplente, assumindo depois. Neste segundo mandato tive 5.780 votos, que credito ao meu trabalho como parlamentar.

   

Veja a segunda e última parte da entrevista com Jairo da Vical

  

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.