23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
14/01/2019

João de Deus vai ser interrogado pela 2ª vez pelo MP, em Goiás

Foto: Reprodução

Desta vez, ele deve responder sobre suspeitas de abuso sexual em vítimas, além de GO, de SP e DF

O médium João de Deus, preso e denunciado por abusos sexuais durante tratamentos espirituais e suspeito de posse ilegal de armas, deve ser interrogado, nesta segunda-feira, 14, pelo Ministério Público Estadual de Goiás (MP-GO).

 

Esta será a 2ª vez que o detento prestará depoimento ao órgão. A expectativa é que ele seja questionado sobre as suspeitas de crimes sexuais em vítimas de Goiás, Distrito Federal e de São Paulo.


Em todas três vezes em que já foi ouvido – duas pela Polícia Civil e uma pelo MP-GO – o médium negou que tenha praticado quaisquer crimes.
O depoimento do médium está previsto para ocorrer na tarde desta segunda-feira, no Núcleo de Custódia do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital, onde João de Deus está preso desde o último dia 16 de dezembro.


Veja também

Battisti: 4 presidentes brasileiros, batalhas judiciais e fugas, veja a saga até prisão na Bolívia


De acordo com a promotoria, o objetivo do interrogatório do médium é reunir informações para a próxima denúncia que o MP-GO quer finalizar.
“Algumas dessas vítimas são de outros estados e prestaram depoimento nas suas respectivas localidades. Esses depoimentos estão reunidos nesse procedimento e, no início da próxima semana, pretendemos oferecer essa segunda denúncia relaciona a crimes contra a dignidade sexual das vítimas”, afirmou o promotor Augusto César Borges Souza.


Vezes em que João de Deus já foi ouvido


O médium já foi ouvido três vezes pelo MP-GO e pela Polícia Civil:


Dia da prisão | 16 de dezembro de 2018 - Depoimento prestado na Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), em Goiânia, sobre as suspeitas de abuso sexual.


10 dias após prisão | 26 de dezembro de 2018 - Ouvido na sede do MP-GO, em Goiânia, sobre crimes sexuais.


Posse ilegal de armas | 9 de janeiro de 2019 - Médium foi ouvido na cadeia, em Aparecida de Goiânia, sobre armas encontradas em endereços dele.

 


João de Deus entra em veículo do sistema penitenciário após prestar

depoimento ao MP em 9 de janeiro (Foto: Reprodução / TV Anhanguera)


Advogado dele, Alberto Toron, disse que seu cliente está abatido e tenta conseguir a soltura dele ou a transferência para prisão domiciliar.


No Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) o pedido de habeas corpus havia sido negado em caráter liminar e, ao ir para julgamento da Corte, foi suspenso para vistas a pedido de um desembargador;


No Superior Tribunal de Justiça (STJ) o habeas corpus também foi negado em caráter liminar;


A defesa desistiu do habeas corpus do médium em relação ao mandado de prisão por suspeita de abusos sexuais que tramitava no Supremo Tribunal Federal (STF). Advogado disse que desistência foi estratégica.


Processos contra João de Deus


| Ação na Justiça: João de Deus já virou réu após denúncia do Ministério Público por violação sexual e estupro de vulnerável (o processo cita 4 vítimas);


| Investigação: a Polícia Civil indiciou o médium por dois casos de violação sexual mediante fraude, sendo que um deles foi incluído na denúncia do MP. Em relação ao segundo indiciamento, o MP ainda não ofereceu denúncia;


| Investigação: a polícia também indiciou João de Deus por posse ilegal de armas. O MP também deve analisar este caso e decidir se apresenta denúncia à Justiça.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 


Situação atual


Confira fatos importantes do caso citados do mais recente para o mais antigo:


Juíza aceitou denúncia contra João de Deus e ele se tornou réu por abusos sexuais no dia 9 de janeiro;


João de Deus teve R$ 50 milhões bloqueados em dinheiro e imóveis no dia 9 de janeiro;


O MP-GO recorreu, no TJ-GO, de decisão que determina prisão domiciliar de João de Deus por posse de arma, em 29 de dezembro. Ainda não há nova decisão;


Médium é investigado pelos crimes de abuso sexual, violação sexual mediante fraude e posse ilegal de arma de fogo.

 

G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.