24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
06/02/2016

Juíza anula ato da Câmara de Benjamin Constant que prejudicou ex-prefeito David Bermeguy

Foto: Divulgação

o ex-prefeito de Benjamnin Constant, David Nunes Bermeguy, recorreu à Justiça contra ato ilegal da Câmara de Vereadores

A juíza de Direito Joana dos Santos Meireles, da Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), concedeu, na manhã de sexta-feira (5), liminar em mandado de segurança impetrado pelo ex-prefeito de Benjamnin Constant, David Nunes Bermeguy, suspendendo os efeitos do Decreto Legislativo nº 003, de 23 de janeiro de 2016, da Câmara de Vereadores local.


Segundo Joana, a Comissão de Finanças e Orçamento (CFO) da Câmara usou o recesso do mês de janeiro para reunir-se de forma irregular com o objetivo de julgar e condenar, ao arrepio da lei, uma tomada de contas sem o aval do TCE-AM referente a 2012, último ano de David na Prefeitura. Em seu despacho, a juíza intima o presidente do Poder Legislativo Municipal, vereador Adonias Carvalho Santana, a prestar esclarecimentos sobre a motivação do ato ilegal.


A tomada de contas deveria ter sido realizada em 2013, logo após David Bermeguy ter se afastado do Executivo benjaminense, que passou a ser comandado por Iracema Maia (PSD). Entretanto, apesar de autorizada pelo TCE-AM a efetuar a tomada, a Câmara ignorou o procedimento.


Diante disso, o TCE chamou para si a tomada de contas, conforme processo nº 10272/2013, sob a responsabilidade da conselheira Yara Lins, atual vice-presidente da Corte de Contas. Só que a CFO não esperou o desfecho da tramitação da matéria no âmbito do tribunal e surpreendeu a opinião pública com um relatório elaborado e assinado por apenas um vereador.

 

O relatório foi levado ao plenário do Legislativo Municipal em pleno recesso de janeiro para aprovação, resultando no decreto anulado pela liminar expedida por Joana dos Santos. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.