16 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
18/06/2019

Justiça aceita pedido de recuperação judicial da Odebrecht

Foto: Eduardo Anizelli / Folhapress

Vara de Falências e Recuperações Judiciais nomeou Escritório Alvarez & Marsal como administrador. Plano de recuperação deve ser entregue em 60 dias

A 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo recebeu o pedido de recuperação judicial da Odebrecht na manhã desta teraça-feira (18). A companhia entrou com o pedido na segunda (17).

 

A Justiça nomeou o escritório Alvarez & Marsal como administrador judicial. O plano de recuperação deve ser apresentado em 60 dias.

 

A decisão determina, ainda, a suspensão de todas as ações ou execuções contra as empresas, de acordo com a Lei de Recuperações e Falências.

 

Veja também 

 

 

Mortes violentas continuam em queda no Brasil; assassinatos caem 23% até abril

A 15 dias do prazo, quase 2 milhões ainda não sacaram o abono salarial

 

O texto destaca que “a pretensão de qualquer credor, sujeito ou não à recuperação judicial, inerente à excussão de bens componentes da esfera patrimonial da recuperanda ou inseridos em sua cadeia de produção, para fins de exercício de direitos, necessita de prévio pronunciamento do Juízo da recuperação judicial sobre sua essencialidade, levando-se em consideração as particularidades da operação empresarial e o contexto fático apresentado nos autos”.

 

O montante, que envolveria dívidas de R$ 98,5 bilhões, representa o maior pedido de recuperação judicial que se tem notícia, como consequência do maior escândalo de corrupção da América Latina.

 

Comunicado da Odebrecht

 

Segundo a companhia, não estão incluídas no pedido de recuperação judicial Braskem, Odebrecht Engenharia e Construção, Ocyan, OR S.A., Odebrecht Transport, Enseada Indústria Naval, assim como alguns ativos operacionais na América Latina e suas subsidiárias. Também estão fora da recuperação judicial da ODB a Atvos Agroindustrial (que já se encontra em recuperação judicial) e a Odebrecht Corretora de Seguros, Odebrecht Previdência e Fundação Odebrecht.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

"Frente ao vencimento de diversas dívidas, da ocorrência de fatos imprevisíveis e dos recentes ataques aos ativos das empresas, a administração da ODB, com autorização do acionista controlador, concluiu que o ajuizamento da recuperação judicial se tornou a medida mais adequada para possibilitar a conclusão com sucesso do processo de reestruturação financeira de forma coordenada, segura, transparente e organizada, permitindo, desta forma, a continuidade das empresas e de sua função social", diz a empresa, em comunicado.

 

De acordo com a Odebrecht, tanto as empresas operacionais como as auxiliares e a própria ODB continuam mantendo normalmente suas atividades. Conforme a empresa, o Grupo Odebrecht chegou a ter mais de 180 mil empregados cinco anos atrás.

 

R7

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.