28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
16/03/2018

Leite de ornitorrinco tem proteína que pode ajudar no combate a superbactérias

Foto: Laura Romin / Larry Dalton.

Descoberta pode inspirar o desenvolvimento de nova classe de antibióticos

O ornitorrinco é um animal peculiar. Com bico de pato, cauda de castor, garras afiadas e um esporão venenoso, ele é tão estranho que quando apresentado pela primeira vez a cientistas na Inglaterra, foi considerado uma fraude.

 

Os filhotes nascem de ovos, mas mamam nas mães, apesar de elas não possuírem mamilos. Agora, cientistas descobriram que a espécie endêmica da Austrália pode ser uma aliada na luta contra as superbactérias.

 

Veja também 

Programa do IRPF será liberado na segunda; envio da declaração começa no dia 1º

 

— Os ornitorrincos são animais tão estranhos que faria sentido que eles tivessem uma bioquímica também estranha — afirma Janet Newman, cientista da CSIRO, agência australiana para pesquisas científicas, e líder de estudo publicado esta semana no periódico “Structural Biology Communications”. — Os ornitorrincos pertencem à ordem monotremata, um pequeno grupo de mamíferos que põem ovos e produzem leite para alimentar os filhotes. Analisando o leite de perto, nós caracterizamos uma nova proteína que tem propriedades antibacterianas únicas com potencial para salvar vidas.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Os cientistas sabiam desde 2010 que o leite do ornitorrinco era capaz de combater bactérias, e o novo estudo dá um passo além, identificando e replicando em laboratório uma proteína específica com ação antibactericida. Para os pesquisadores, trata-se de uma característica evolutiva única dos ornitorrincos, essencial para a sobrevivência da espécie.

 

Diferente da maioria dos mamíferos, os ornitorrincos não possuem mamilos. O leite altamente nutritivo é secretado pelas glândulas mamárias das fêmeas e escorre pela barriga, onde é sugado pelos filhotes. Como o alimento fica exposto ao ambiente, poderia ser facilmente contaminado, colocando em risco a saúde das crias. A proteína antibactericida protege o leite de contaminantes.

 

Usando modernas tecnologias, os cientistas identificaram e recriaram esta proteína específica, decifrando sua estrutura. Eles encontraram uma proteína com formato nunca antes visto, uma espiral tridimensional, como cachos. Ela foi batizada como “Shirley Temple”, em homenagem a uma atriz americana conhecida pelos seus cabelos cacheados.

 

 


A estrutura da proteína encontrada no leite do ornitorrinco (Foto: CSIRO)


— Apesar de termos identificado esta proteína como existente apenas em monotremados, esta descoberta aumenta nosso conhecimento sobre estruturas de proteínas em geral e vai alimentar o trabalho de descoberta de novas drogas — destaca Janet.

 

A emergência de micro-organismos resistentes a antibióticos é considerada pela Organização Mundial da Saúde como a maior ameaça à saúde humana. Pela seleção natural, cepas de bactérias capazes de sobreviver aos medicamentos existentes estão se espalhando pelo mundo, fazendo com que doenças que eram facilmente tratáveis se transformem em ameaças à vida das pessoas.

 

Para combater essas superbactérias, institutos de pesquisa e companhias farmacêuticas de todo o mundo correm contra o tempo para desenvolver novas classes de antibióticos. E o leite de ornitorrinco, com sua proteína única em formato de anel, pode inspirar a criação de novos medicamentos.

 

O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.