28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
15/02/2019

Leopardo negro é fotografado pela primeira vez em 100 anos

Foto: Reprodução

Animal raro tem a pelagem de cor escura por conta de uma mutação genética que aumenta a concentração de melanina

O último registro do leopardo negro africano é de 1909, na Etiópia. Após 100 anos, o raro animal foi fotografado pelo britânico Will Burrard-Lucas no Quênia.

 

Uma equipe de biólogos do zoológico de San Diego, na Califórnia, nos EUA, instalou câmeras para monitorar locais onde o animal poderia passar, como fontes de água e trilhas entre as árvores. Os equipamentos foram programados para disparar automaticamente em intervalos de 15 a 30 segundos.

 

Veja também 

Livro Vermelho da Fauna 2018 registra 1.173 espécies sob risco

 

"Enquanto eu passava as imagens na parte de trás da câmera, eu parei e espiei a foto abaixo em incompreensão... um par de olhos cercados pela escuridão escura... um leopardo negro! Eu não pude acreditar e demorei alguns dias até que afundasse e conseguisse o meu sonho", escreveu o fotógrafo em seu blog pessoal.


A coloração negra do pelo do leopardo é resultado do melanismo, uma mutação genética que deposita uma grande quantidade de melatonina na pelagem. A coloração escura, no entanto, não oculta completamente as características manchas no pelo do leopardo.

 

Acredita-se que o melanismo seja uma adaptação a ambientes em que uma coloração escura garanta maior camuflagem. O resultado da expedição no Quênia e as fotos tiras do leopardo negro foram publicadas no African Journal of Ecology.

 

 

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

 


Fotos: Reprodução

 

R7

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.