28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
08/02/2019

Luiz Antônio Bonat: saiba quem é o juiz que assume a Lava Jato

Foto: TRF-4 / Divulgação

Magistrado há 25 anos, ele vai assumir o cargo deixado pelo ex-juiz e Ministro da Justiça, Sergio Moro.

 Luiz Antonio Bonat, de 64 anos, confirmado nesta sexta-feira (8) como novo juiz da Operação Lava Jato, ingressou na magistratura em 1993. Ele trabalhou como servidor da Justiça antes de receber a toga.


Nascido na capital paranaense, ele se formou em direito em 1979, na Faculdade de Direito de Curitiba. O juiz tem especialização em Direito Público pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).


Há 25 anos, Bonat assumia a 1ª Vara Federal de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. Ele também atuou na 3ª Vara Criminal Federal de Curitiba e na 1ª Vara Federal de Criciúma (SC).

 

Veja também

Após exoneração, Marcelo Álvaro diz que retorna amanhã ao Turismo


Ao assumir a 13ª Vara da Justiça Federal do Paraná, onde tramitam os processos da Lava Jato, Bonat deixará a 21ª Vara Federal, também em Curitiba - especializada em casos da área previdenciária.


O juiz já trabalhou no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) em vários momentos da carreira em substituição a desembargadores.
Em um vídeo institucional, Bonat chegou a classificar a Justiça Federal como parte da família. Ele é considerado por colegas como um juiz de perfil discreto.


Bonat informou, por meio da assessoria da Justiça Federal, que não pretende dar entrevistas ou manifestar opiniões sobre assuntos relacionados a magistratura.

 

Sentença inovadora

 

Quando trabalhou como juiz federal em Santa Catarina, Bonat proferiu uma sentença considerada inovadora até então. Ele condenou criminalmente uma empresa por crime ambiental, em 2002.


A pessoa jurídica foi considerada culpada de retirar areia sem licença ambiental, destruindo mata nativa, e condenada a pagar R$ 10 mil - revertidos para programas ambientais.


O diretor da empresa foi condenado a sete meses de detenção, substituídos por prestação de serviços e multa.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


A sentença foi confirmada em instâncias superiores. Com isso, firmou-se jurisprudência no assunto.

 

Processo de escolha

 

Vinte e cinco candidatos se inscreveram para assumir a vaga deixada por Sérgio Moro. Bonat era o mais antigo entre os candidatos.

 

Apenas juízes da 4ª Região, que abrange do Sul do país, podiam participar da seleção. O nome de Bonat passou por julgamento pelo Conselho de Administração do TRF-4.


O novo juiz ficará encarregado de julgar os processos da Operação Lava Jato em primeira instância, que atualmente estão com a juíza Gabriela Hardt. Por ser substituta, ela não pode assumir em definitivo.


Sérgio Moro deixou o cargo de juiz federal após ser indicado para assumir o Ministério da Justiça no governo de Jair Bolsonaro.

 

G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.