18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
13/05/2019

Maio Amarelo, a campanha para reduzir acidentes de trânsito em todo o mundo

Foto: Reprodução

O objetivo do Maio Amarelo é chamar a atenção para os acidentes no trânsito em todo mundo, com um alto índice de mortes e feridos

Em maio de 2011 a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou que o período de 2011 a 2020 seria a Década de Ações para a Segurança do Trânsito.

 

O anúncio foi feito um ano depois do atropelamento e morte de Zenani Mandela, neta de Nelson Mandela, na África do Sul. A morte da jovem levou seus familiares a iniciar uma campanha chamada “Semana Mundial da Segurança do Pedestre”. Como o amarelo significa atenção e advertência no trânsito, foi criada a campanha do Maio Amarelo.

 

O objetivo do Maio Amarelo é chamar a atenção para os acidentes no trânsito em todo mundo, com um alto índice de mortes e feridos. No Amazonas, onde se registra um grande número de vítimas, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) entrou na campanha com diversas programações. Esse ano, a abertura do Maio Amarelo aconteceu nesta quinta-feira (8), com o tema “No Trânsito, o sentido é a vida”.

 

Veja também 

Wilson Lima recebe representantes de professores e determina estudo sobre auxílios alimentação, localidade e transporte

 

“O Brasil é o 4° no ranking mundial de violência no trânsito. Criar projetos e apoiar políticas públicas que mudem essa realidade é nossa obrigação. Este ano, o Amazonas já registrou mais de 1.100 vítimas lesionadas e 92 vítimas fatais em acidentes de trânsito. Precisamos reduzir esses números”, declara o deputado Roberto Cidade (PV), presidente da Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que participou da cerimônia de abertura da campanha.

 

Na programação do Detran-AM constam temas como segurança no trânsito, direção defensiva e primeiros socorros, por meio de palestras no setor de Educação do próprio órgão. A prefeitura de Manaus também participa da campanha, com o tema “Maio Amarelo. Seja um herói no trânsito. Obedeça às leis”. “O objetivo é o desenvolvimento de ações que futuramente possam ser implementadas como políticas públicas, refletindo na redução do número de vítimas de acidentes de trânsito”, diz a secretaria de comunicação da prefeitura de Manaus.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Durante todo o dia e também nesta sexta-feira (10), o Detran-AM estará no Centro de Convenções Vasco Vasques com um mutirão para entrega de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) sem agendamento e emissão de Credencial para Vagas Especiais de Estacionamento, por meio de parceria com o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans). A entrega de CRLVs será feita das 8h às 18h. Serão realizadas também ações educativas para crianças e adultos, além de discussões envolvendo instituições públicas, privadas e a sociedade civil organizada para a promoção de um trânsito mais seguro.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.