25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
01/11/2018

Maior ave que já habitou a Terra era cega e noturna, aponta pesquisa

Foto: Reprodução

Análises de DNA de fósseis indica que o bicho gigante possui semelhanças com aves modernas que têm hábitos noturnos

Classificada como o maior pássaro que já existiu na Terra – extinto há 300 anos–, a ave-elefante (Vorombe titan) pode ter sido um animal noturno, assim como os morcegos. Além disso, o bicho não exergava, conforme apontou um novo estudo publicado na revista Proceedings of the Royal Society B.

 

Por meio de análises de DNA de fósseis, cientistas sugerem que a ave-elefante é parente do quivi (ave do gênero Apteryx), que tem hábitos noturnos.

 

Eles também examinaram dois crânios de aves-elefantes com um scanner de tomografia computadorizada. Os resultados revelaram que os lóbulos ópticos – que processam o que o olho vê – eram quase inexistentes.

 

Veja também
 
Expossoma humano, a 'aura viva' que é 'espelho' de nossa saúde
 

Segundo a pesquisa, isso significa que o animal mal conseguia enxergar. Os bulbos olfatórios e os centros olfativos do cérebro eram muito maiores do que o esperado.

 

Foto: Reprodução

 

Os pequenos lóbulos ópticos e os centros de olfato lembraram a anatomia do cérebro do quivi e do kakapo (também conhecido como caçapo ou papagaio-mocho), espécie de papagaio noturno da Nova Zelândia. Com isso, os pesquisadores indicam que a ave-elefante só ficava ativa à noite.

 

Se for verdade, tal comportamento pode ajudar a explicar como a espécie gigante foi capaz de sobreviver tanto tempo depois que os humanos invadiram a ilha de Madagascar. A ave-elefante podia chegar até 3,5 metros de altura e pesar meia tonelada.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app Globo Mais para ler reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, a partir de R$ 4,90, e ter acesso às nossas edições. 

 

Revista Galileu

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.