18 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
21/03/2019

Mais de 390 religiosos são acusados de abuso de menores nos EUA

Foto: Reuters

Documento de 185 páginas apresenta antecedentes e histórico de trabalho dos acusados, todos padres e funcionários de igrejas católicas em Illinois

Cerca de 395 padres e funcionários de igrejas católicas do Estado de Illinois, nos Estados Unidos, foram acusados de abusar sexualmente de menores de idade, de acordo com um relatório apresentado, nesta quarta-feira 20, por advogados que representaram vítimas e que desejam revelar “identidades e informações escondidas por bispos”.


Em entrevista coletiva, o advogado Mark Pearlman disse que essa é a primeira vez em que uma lista tão completa foi elaborada. O documento tem 185 páginas e contém antecedentes e histórico de trabalho dos acusados.


Veja também

Cardeal francês é condenado por não denunciar abusos sexuais na Igreja Católica

Durante cúpula no Vaticano, cardeal afirma que Igreja Católica destruiu arquivos sobre abusos


As informações foram extraídas dos dados preliminares de uma investigação realizada no ano passado pela então procuradora-geral de Illinois, Lisa Madigan, que analisou 690 denúncias “críveis” nas arquidiocese de Chicago e nas dioceses de Belleville, Joliet, Peoria, Rockfort e Springfield, todas em Illinois. A investigação comprovou que o problema dos abusos cometidos por padres era “muito mais extenso” do que o reportado pelas dioceses de Illinois, que “desprezaram e não averiguaram denúncias de sobreviventes”, afirmou Pearlman.


“Os dados revelam a horrorosa escala dos sacerdotes que atacam sexualmente menores até os dias de hoje”, diz o relatório, intitulado The Anderson Report.


“Talvez a mais impactante das descobertas tenha sido que alguns autores (dos abusos) foram transferidos intencionalmente e mantidos em postos de confiança com fácil acesso a menores, mesmo depois de ser descoberto que abusavam sexualmente deles”, acrescenta.

 

A investigação comprovou que o problema dos abusos cometidos por padres era

“muito mais extenso” do que o reportado pelas dioceses de Illinois (Foto: Reprodução)


O relatório afirma que podem existir centenas de outros supostos abusadores nas dioceses e ordens religiosas de Illinois, cujas identidades nunca foram reveladas publicamente, e por isso o trabalho por informação e nomes continuará.


Em uma declaração sobre o relatório, a Arquidiocese de Chicago afirmou que ele mistura nomes de pessoas que foram acusadas, mas podem ser inocentes, com nomes de pessoas que tiveram as acusações confirmadas, referindo-se assim a todos como autores.


Na lista divulgada hoje estão 22 padres que apareciam no site da arquidiocese, sendo que 20 foram denunciados às autoridades civis, o nome de outro foi divulgado recentemente e o último caso corresponde a um suposto abuso cometido com um maior de idade.


De acordo com a Arquidiocese de Chicago, muitos nomes que aparecem na lista correspondem a sacerdotes de outras ordens religiosas, que ela ressalta serem gerenciadas de maneira separada na Igreja Católica, e cada grupo é responsável por sua própria cadeia de comando.


John O’Malley, assessor especial da Arquidiocese de Chicago sobre problemas de conduta indevida, disse hoje que a Igreja informou todas as denúncias à polícia desde 1992, quando o então cardeal Joseph Bernardin coordenou uma comissão sobre o escândalo dos abusos.


“Se as autoridades públicas decidem não processar, ou não podem processar, então temos o nosso próprio processo de investigação”, disse.


Segundo o assessor, a Arquidiocese publica as denúncias registradas e a descrição dos casos desde 2006 em seu site.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


O sucessor de Madigan à frente da Procuradoria-Geral, Kwame Raoul, declarou antes de assumir o cargo, em janeiro, que se comprometia a continuar a investigação, mas seu escritório não divulgou mais informações sobre denúncias desde então.

 

Veja

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.