23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
17/04/2019

Mais dois parques da juventude começam a ser construídos em Manaus

Foto: Divulgação

As ações comemorativas pelos 350 anos de Manaus ficam situadas no entorno imediato do Corredor Ecológico Urbano do Igarapé do Mindu e visam à proteção das margens do igarapé

As áreas verdes dos conjuntos Colina do Aleixo, no Novo Aleixo, Zona Norte, e do Jardim Primavera, no Parque Dez, Zona Centro-Sul, já estão recebendo os serviços de implantação de outros dois parques da juventude.

 

As ações comemorativas pelos 350 anos de Manaus ficam situadas no entorno imediato do Corredor Ecológico Urbano do Igarapé do Mindu e visam à proteção das margens do igarapé.


“Ao mesmo tempo em que valorizamos a integração da população com a natureza, recuperando essas áreas verdes antes degradadas, também contribuímos para redução da criminalidade, porque eram espaços abandonados e, muitas vezes, vulneráveis a ações de vândalos”, destacou o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto. “As obras da segunda fase do Corredor Ecológico do Mindu estão a todo vapor e esses parques completam o projeto urbanístico que tem mudado para melhor a vida das pessoas daquelas áreas”, completou.


Veja também

Procon apreende 216 quilos de carne bovina, frutas e outros produtos irregulares em supermercado da Zona Oeste de Manaus


Com recursos oriundos do antigo Ministério das Cidades e financiamento da Caixa Econômica Federal, as obras integram o “Programa de Infraestrutura Urbana e Ambiental de Manaus”, desenvolvido pela Unidade Executora de Projetos da Secretaria Municipal de Infraestrutura (UEP Seminf), em parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe).


De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, os projetos atendem a demandas sociais antigas das comunidades, que sempre tiveram uma postura proativa em relação à defesa das áreas verdes. A Semppe ficará responsável pela implantação da iluminação a LED nos locais e busca de parceiros para adoção dos parques.


As obras tiveram início primeiro no Colina do Aleixo e consistirão na instalação de alambrados para demarcação da Área de Preservação Permanente (APP) e de equipamentos públicos que possibilitarão a requalificação do uso do espaço pela comunidade. O local passará a contar com pista de caminhada, academia ao ar livre, parquinho infantil, iluminação a LED, além de melhoramento da vegetação e paisagismo. No Jardim Primavera, as obras terão início nesta semana.


A meta da Prefeitura de Manaus é entregar, até o final do primeiro semestre deste ano, mais seis parques da juventude em área verde, totalizando 11 espaços requalificados ambiental e socialmente. Além do Novo Aleixo e Parque Dez, serão implantados também os três novos parques anunciados na última terça-feira, 9/4, localizados nos conjuntos Hileia 2, Monte Sinai e Sargentos e Subtenentes, que entrarão em obras nos próximos dias.


A área verde do Colina do Aleixo fica situada entre as ruas José Romão e Rio Jordão. Já a do Jardim Primavera engloba a área denominada como de recreação e institucional do conjunto, localizando-se entre as ruas 8 e 4. As áreas verdes ganharão quadra poliesportiva e uma quadra de areia, além de espaço para caminhada e estruturas de apoio (bancos de concreto, lixeira). O Conjunto Colina do Aleixo possui 542 casas e aproximadamente 2 mil moradores.


Estratégia


Os parques da juventude em área verde se constituem em uma estratégia de gestão sustentável das áreas protegidas da cidade, política instituída pelo prefeito Arthur Virgílio Neto. Desde 2015, a Prefeitura de Manaus vem implantando os parques em trechos degradados de áreas verdes, aproximando a população desses espaços protegidos. As intervenções são sempre realizadas em parceria pelos órgãos municipais.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Os demais parques da juventude já implantados são nos conjuntos Campo Dourado, na Cidade Nova; loteamento Nascentes das Águas Claras (1 e 2), no Novo Aleixo; Castelo Branco 2, no Parque 10 de Novembro; Rio Xingu, na Compensa, zona Oeste, e Flamanal, bairro Planalto.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.