28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
18/08/2017

Manaus leva propostas para 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres que ocorre nesta sexta e sábado em Brasília

Foto: Assessoria Semsa

Coordenada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, a conferência tem como tema central “Saúde das Mulheres: desafios para a integralidade com equidade”

Promover a formação de mulheres para propiciar condições de implantação e fiscalização de políticas públicas, nas instâncias de controle social e fortalecer as articulações intersetoriais para ações de prevenção e promoção da saúde das mulheres, a partir da troca de experiências exitosas e capacidades técnicas entre entidades governamentais e organizações da sociedade civil.

 

Estas são algumas das propostas que as representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vão defender na 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres (CNSMU), cujas plenárias acontecem nesta sexta-feira 17/8, e sábado, 18, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.


Veja também

Comemorando os 11 anos da lei Maria da Penha, concurso estudantil voltado a prevenção à violência contra mulher é lançado em Manaus


Coordenada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, a conferência tem como tema central “Saúde das Mulheres: desafios para a integralidade com equidade”.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 

 

Prefeito de Manaus mostra cuidado com à saude da mulher, por meio de ações


“A administração do prefeito Arthur Virgílio Neto tem demonstrado o cuidado que dispensa à saúde da mulher, com ações voltadas para a prevenção em campanhas e serviços exclusivos, como as carretas, que facilitam o acesso a exames e consultas, por exemplo.

 

A participação de técnicas da nossa secretaria nessa conferência vai possibilitar a ampliação da atenção e cuidados com as mulheres de Manaus”, destacou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

 


As propostas a serem apresentadas pelas delegadas do Amazonas foram tiradas da Plenária Livre Regional de Manaus e Entorno, realizada no dia 24 de julho deste ano.

 

As propostas apresentadas, mesmo não sendo aprovadas na etapa nacional, irão nortear políticas públicas locais, e serão apreciadas para o Plano Plurianual (PPA) 2018-2021 da Semsa.

 

Fotos: Reprodução


A primeira Conferência Nacional de Saúde das Mulheres ocorreu há 30 anos. Nos anos seguintes a temática foi incluída como subtema em plenárias mais abrangentes.


A 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres reúne usuárias, gestoras e trabalhadoras para discutir as ações e planos pertinentes específicos à área de saúde da mulher em quatro eixos básicos.

 

O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; o mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; vulnerabilidades nos ciclos de vida das mulheres na Política Nacional de Atenção Integral a Saúde das Mulheres; e Políticas Públicas para Mulheres e Participação Social.


Os eixos serão discutidos por grupos e, a partir daí, serão definidas propostas de ações para serem implementadas em todo o país, de acordo com as particularidades regionais.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.