16 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
27/11/2018

Manaus sedia 1° Feira do Polo Digital com 'maratona' sobre tecnologia a partir desta terça-feira

Foto: Divulgação

Primeira edição do evento ocorre até a quinta-feira, 29, no Studio 5. Palestrantes nacionais e internacionais compõem a lista de convidados

Começa, nesta terça-feira, 27, a 1ª Feira do Polo Digital de Manaus. O evento, que ocorre no Studio 5 Centro de Convenções até a próxima quinta-feira (29), é realizado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico (Codese Manaus) e sua Câmara de Tecnologia e Inovação, com patrocínio do Instituto de Ciência e Tecnologia (Sidia). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do evento http://feiradopolodigitaldemanaus.com.br.


Toda a programação do três dias de também está disponível no site. Esta primeira edição reunirá palestras, painéis, oficinas, rodadas de negócios, entre outros eventos ligados à tecnologia, inovação, educação e empreendedorismo.


A partir das 13h, o astronauta Marcos Pontes, futuro ministro de Ciência e Tecnologia, ministrará a palestra 'É possível!'.


Nesta terça, a programação do evento seguirá até 21h. Nos demais dias, a realização será das 13h às 21h. Membro do conselho deliberativo do Codese Manaus e integrante do comitê de governança da feira, Euler Guimarães destaca a participação dos convidados.


"Como convidados nacionais, nós temos pessoas que têm contribuído bastante nas suas áreas de atuação. Temos o João Kepler, que é um grande investidor. Temos a Camila Farani, que também é investidora e participa de programas de TV, como o Shark Tank Brasil. Em termos de convidados internacionais, nós temos muitos também, que vêm da Ásia, da Europa, dos Estados Unidos. Vai ser muito boa a contribuição deles, no sentido de mostrar e compartilhar com a gente o que está acontecendo lá fora e de que forma a gente pode se integrar ao mundo da economia digital. Os nossos palestrantes locais também vão poder contribuir bastante com a experiência, com boas práticas e interagindo de uma forma bem próxima da nossa população aqui", destacou.


Entre os palestrantes também estão Nivio Ziviani, Jong Lee, Pierre Lucena, David Wise, André Souza, Jama Jurabaev, Per Axbom, Renato Mancuso, Johnny Spinelli, Alexandre Kikuchi e outros que contribuem com a disseminação de tecnologia, inovação e empreendedorismo inovador no Brasil e no mundo.

 

O astronauta Marcos Pontes, futuro ministro de Ciência

e Tecnologia, ministrará a palestra 'É possível!'


De acordo com Vânia Capela, diretora administrativa do Sidia, a programação pretende engajar do estudante ao empresariado.

 

"A feira contará com várias palestras técnicas, abrangendo diversas áreas do conhecimento, desde palestras sobre tecnologias, como realidade virtual aumentada, desenvolvimento Android, Linux, tratará sobre bitcoins, Block Chain, animação, desgin e arte. Terá também palestras sobre empreendedorismo e gestão de negócios, além de contar com troca de experiências daqueles que já tiveram tanto sucesso quanto fracasso nos negócios", listou.


Vânia ressaltou, ainda, que a feira terá arenas de competição e programação, oficinas de modelagem de negócios e exposições do que é produzido na área de tecnologia em Manaus. "Será uma excelente oportunidade tanto para o aprendizado como também para a realização de negócios", disse.


Alguns dos expositores são o Sebrae, Cesar, Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Uninorte Laureate, Sidia, Certi Amazônia, InfoStore, Grid Tecnologia, Centro de Tecnologia do Amazonas (Cetam), Samsung Ocean, Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT). Também estão presentes startups como Méliuz, Teewa, Dreamkid Studio, Linx, Trocados, Buritech, Residuum, Flying Saci.


As inscrições para participação na feira são gratuitas e seguem abertas.


Codese Manaus

 

A entidade surgiu a partir do projeto ‘O Futuro

da Minha Cidade' (Fotos: Reprodução)


O objetivo do conselho é contribuir com o planejamento da capital em 20 anos, em conjunto com a sociedade civil organizada e o poder público.


A entidade surgiu a partir do projeto ‘O Futuro da Minha Cidade (FMC)’, uma iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) que está em desenvolvimento em 23 cidades do País, incluindo a capital do Amazonas.


O Codese Manaus é inspirado no Codem – criado na cidade de Maringá, Paraná, em 1996, para planejar o município. A ideia surgiu com Silvio Barros, ex-prefeito de Maringá.


As discussões para a implantação do projeto na capital começaram em 2016 com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (Sinduscon-AM) e Associação das Empresas do Mercado Imobiliário no Estado do Amazonas (Ademi-AM).


Atualmente, o Codese já está em pleno funcionamento com presidente, vice e diretora executiva, além de um grupo de cinco conselheiros que se reúnem semanalmente para traçar estratégias de desenvolvimento econômico e social para Manaus.

 

O CODESE vem sendo apresentado a representantes de instituições públicas e privadas. Apartidário e apolítico, o conselho já tem definida suas nove câmaras técnicas, que atuam em diversos segmentos, desde a educação ao planejamento urbano de Manaus, bem como sua plenária que é constituída por mais de vinte instituições representativas da sociedade civil organizada.


Sobre o Sidia


Fundado em 2004, o Sidia (Instituto de Desenvolvimento para a Informática da Amazônia) é um centro de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) sediado em Manaus, Amazonas.

 

Responsável por desenvolver aplicações e software embarcado para celulares, tablets, óculos de realidade virtual, realidade aumentada, smartTV, inteligência artificial e criação de games de classe mundial para o mercado local e global. O instituto conta com um time de profissionais formado por pessoas das mais variadas formações intelectuais, culturais e engajadas em inovação.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.