28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Especial Publicitário
13/11/2017

Manaus segue resgatando a sua história

Foto: Divulgação

Por: Secretaria Municipal de Comunicação
conteúdo de responsabilidade do anunciante

 

A Prefeitura de Manaus segue resgatando importantes espaços do Centro Histórico. Agora, será a vez da Praça da Matriz, oficialmente conhecida como Praça XV de Novembro, que será reinaugurada na quarta-feira, 15/ 11, a partir das 16 horas, com a apresentação de artistas locais, coral e benção arquidiocesana.


Localizada no Centro, onde a cidade surgiu e por onde começou a desenvolver-se, a praça guarda verdadeiros símbolos da cidade. Um deles, a Catedral Nossa Senhora da Conceição, foi a primeira igreja a ser erguida após a fundação de Manaus, em 1695, e logo foi popularmente ‘batizada’ como Igreja da Matriz.


Destaque também para o Relógio Municipal, importado da suíça e inaugurado em 1927. De lá para cá, a estrutura passou a reunir curiosidades que revelam um pouco da história da cidade. Entre elas, está o fato de o Relógio Municipal ser administrada até hoje por membros de uma mesma família. Completam a praça o Obelisco Comemorativo ao Centenário da Elevação de Manaus à categoria de cidade, em 1948, e o busto de Floriano Peixoto, fincado na praça em 1966.



Mais sobre a praça


Em 1872 foi concluído o aterro e o calçamento do espaço entre as duas rampas que existiam na praça e, após seis anos, a Catedral foi reinaugurada. Durante o Governo de Eduardo Ribeiro houve a transformação no entorno da Igreja. O aterro do igarapé do Espírito Santo, que margeava uma das laterais da praça e o chamado “embelezamento” foram concluídos em 1894. Em 1897 foram iniciadas as obras dos jardins laterais da igreja. Nas décadas seguintes o espaço foi ocupado por famílias, casais de namorados. Nos últimos anos, a violência nos centros urbanos também virou uma realidade em Manaus e as famílias deixaram de frequentar o espaço. Revitalizada, agora, a proposta é a reocupação da praça, o retorno das famílias ao local.

 

Reúna a família e os amigos e tenha um encontro com a nossa história. O centro espera por você.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.