20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
09/09/2018

Manifestantes fazem passeata em apoio a Bolsonaro em Brasília

Foto: Ailton de Freitas / Agência O Globo

Segundo a Polícia Militar, cerca de 800 pessoas compareceram ao ato

Manifestantes fizeram uma passeata em Brasília na manhã deste domingo em apoio ao candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL), esfaqueado na última quinta-feira enquanto fazia campanha em Juiz de Fora, Minas Gerais.


Usando camisetas com o rosto de Bolsonaro, empunhando bandeiras do Brasil e uma faixa com os dizeres "Bolsonaro, é melhor Jair se recuperando, o Brasil precisa de você", cerca de 800 pessoas participaram do ato, segundo estimativas da Polícia Militar do Distrito Federal.


A passeata contou com a participação do general Augusto Heleno, um dos principais articuladores da campanha de Bolsonaro e que chegou a ser cotado para ser seu vice. Com um megafone na mão, o general conduzia o grupo puxando palavras de ordem como "Um, dois, três, quatro, cinco mil queremos Bolsonaro presidente do Brasil".


Segundo o general, a manifestação já estava marcada e o incidente sofrido pelo presidenciável na quinta deu um "tom emocional" à passeata. O militar sugeriu que o atentando contra Jair Bolsonaro foi planejado com o intuito de retirar o candidato das eleições:


- Não é doente mental, o que ele fez foi planejado, parece óbvio que havia outras pessoas envolvidas. Eu vou acreditar que a Polícia Federal vai chegar ao final verdadeiro do que aconteceu. Não me parece que tenha sido uma ação de débil mental, me pareceu uma ação muito bem planejada e foram mal sucedidos no objetivo de tirar o Bolsonaro da eleição porque Deus interveio - afirmou Heleno durante a passeata.


A defesa de Adélio vai protocolar, na segunda-feira, um pedido de incidente de insanidade mental. Se for aceito pela Justiça, ele será submetido a exames psiquiátricos. Os advogados afirmam que ele relatou ter usado remédios controlados, com finalidade psiquiátrica, de forma contínua. Além disso, ainda conforme os advogados, Adélio passou por tratamento psiquiátrico ambulatorial, sem internação.


Na audiência de custódia, na sexta-feira, Adélio afirmou que agiu sozinho, por conta própria e em cumprimento a uma "ordem de Deus para tirar a vida de Bolsonaro". "Embora ele se apresente como evangélico, na verdade não é nada disso", afirmou o agressor em relação ao candidato.


Veja também

Tabela incompleta sugere que atacante de Bolsonaro segue filiado ao PSOL; não é verdade

 

Passeata em apoio a Bolsonaro, na praia de Copacabana (Foto: Pablo Jacob)

 

O agressor afirmou ainda ser de "esquerda moderada" e Bolsonaro, "de extrema direita". "Bolsonaro defende o extermínio de homossexuais, negros, pobres e índios, situação que discordo radicalmente", disse na audiência.


Já familiares de Adélio afirmaram que ele passava dias inteiros trancados em um quarto escuro, e que tinha hábitos anormais. Até aqui, a polícia não vê indícios de participação de partidos políticos no atentado.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

De acordo com o coronel Heleno, que organizou o evento, a passeata já estava

prevista, mas ganhou força com o atentado contra o

deputado (Foto: Reprodução)


O general Heleno disse não acreditar que tenha ocorrido falhas na segurança de Bolsonaro e que atentados semelhantes são "históricos" e podem continuar acontecendo:


- É muito difícil naquela confusão selecionar quem é do bem e quem é do mal. Não é difícil se aproximar de uma autoridade, é histórico esse tipo de atentado no mundo, isso já aconteceu com vários dirigentes e vai continuar acontecendo porque é quase impossível prover uma segurança absoluta quando você permite que uma aglomeração se faça em torno do alvo. Não questiono a capacidade ou competência do esquema de segurança é uma acusação precipitada - concluiu.


O grupo encerrou a caminhada cantando o hino nacional e fazendo orações pela recuperação de Jair Bolsonaro e para que ele seja eleito.

 

O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.