24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
22/05/2019

Mauro Sposito, delegado federal aposentado, detalha ao público do III SISAM sobre o crime organizado no contexto amazônico

Foto: Reprodução

 Considerado o principal foco de combate da segurança pública no Brasil, o narcotráfico é visto como o principal tema a ser debatido no III Seminário Internacional de Segurança da Amazônia (SISAM). O ex-coordenador de Operações Especiais de Fronteiras do Departamento de Polícia Federal, delegado Mauro Sposito, debateu durante discussão na Mesa Temática I (22) sobre o ingresso das drogas em território brasileiro, como funciona e quais as consequências dessa operacionalidade. Ao lado do ex-delegado da PF participaram da Mesa autoridades italianas como o policial Giuseppe Giura, o magistrado Fábio Licata, o oficial da Colômbia Luís Ernesto García Hernández e o professor em mestrado e pesquisador Vicente Riccio.


“No contexto amazônico o crime organizado se espelha em duas vertentes, uma contra a administração pública e outra que é narcotráfico, vamos dar ênfase no narcotráfico porque aqui na Amazônia o problema é esse, então vamos colocar as projeções de produção de drogas que ingressam no território brasileiro e a evasão de divisas que isso acarreta, além da economia subterrânea movimentada por esses bandidos”, disse.


De acordo com Sposito, que já ocupou a Superintendência Regional do Amazonas, o narcotráfico é organizado e estruturado, que gera violência durante sua operação e corrupção por parte da administração pública. Segundo ele, o crime organizado é dividido por facções criminosas e considerada uma preocupação internacional. O delegado federal reiterou que a luta das organizações é para obter domínio territorial do ingresso da droga em uma certa localidade.


“O que o narcotráfico faz é um prejuízo imensurável. Nos últimos dez anos o número de viciados em drogas cresceu. Existe a vertente do narcotráfico e a vertente da administração pública. O nosso problema maior é o narcotráfico, ele é organizado, estruturado, se divide em facções que atuam dentro e fora dos presídios. Eles se organizam para ter o domínio territorial do ingresso da droga que vem dos países produtores para o território brasileiro”, finalizou.


De 22 a 24 de maio
Local: Av. Coronel Teixeira, 4371 - Ponta Negra, Manaus - AM, Teatro Século.
#Adepol #Amazonas #Manaus #SISAM2019 #SegurançaPublica
ASCOM ADEPOL-AM
Cíntia Melo
Telefone: (92) 98421-3802
E-mail: imprensa.adepolam@gmail.com

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.