18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
04/08/2017

Meio-minhoca, meio-lagarto e cor-de-rosa: que bicho mais esquisito é esse. CONFIRA!

Foto: Reprodução

Esse bicho, na verdade, não tem nada de minhoca, não. Trata-se de um lagarto conhecido como ajolote — da espécie Bipes biporus — que, de acordo com Sarah B

A criatura bizarra que parece meio-minhoca, meio-lagarto e é cor-de-rosa é endêmica do México e da Baixa Califórnia.

 

Esse bicho, na verdade, não tem nada de minhoca, não. Trata-se de um lagarto conhecido como ajolote — da espécie Bipes biporus — que, de acordo com Sarah B.

 

Veja também

Você sabia que esta 'fera' engole um homem? Fotos provam que é verdade. Veja!


Puschmann, do site Live Science, divide a subordem dos Amphisbaenia com outros três bichinhos que, como ele, contam com duas patinhas dianteiras e o resto do corpo parecido com o de um verme.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Réptil inusitado

 


O exemplar que você pode ver na imagem a seguir foi capturado pela herpetologista Sara Ruane, da Universidade Rutgers, de Newark, que ficou encantada de encontrar o animal, já que ele não costuma passar muito tempo na superfície.

 

Os ajolotes são de coloração rosada, medem perto de 25 centímetros de comprimento quando adultos e costumam habitar em buracos que eles fazem no solo.

 


Os pequenos répteis usam esses “túneis” para se aproximar da base das raízes de plantas, onde se alimentam de insetos. Contudo, os orifícios que esses animais cavam os tornam vulneráveis ao ataque de pequenas cobras — que invadem suas tocas para atacá-los.

 

Por sorte, os ajolotes desenvolveram uma forma de escapar das predadoras: eles amputam as próprias caudas, e os cientistas acreditam que eles usam essas partes decepadas para bloquear os túneis e, assim, impedir o avanço das cobras.

 

Fotos: Reprodução / Twitter


Embora esse curioso réptil não seja muito conhecido aqui no Brasil — você sabia da existência dele? —, segundo Sarah, ele tem uma fama terrível nas regiões em que habita!

 

Existem rumores de que os ajolotes curtem se esgueirar pelos encanamentos e atacar pessoas desavisadas enquanto elas estão sentadinhas no “trono” — seguindo intestino adentro com suas cabeças em forma de supositório.

 

No entanto, os especialistas garantem que isso não é verdade e não passa de uma lenda urbana.

 

Mega Curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.