28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
18/07/2018

Meninos retirados de caverna na Tailândia falam sobre resgate após alta do hospital

Foto: Reprodução

Depois de aparição em rede nacional, grupo é orientado a evitar holofotes da imprensa

Os 12 meninos e seu técnico de futebol resgatados da caverna Tham Luang, na Tailândia, após 18 dias saíram do hospital nesta quarta-feira. O grupo deu ma entrevista coletiva que foi transmitida em vários canais no país, acompanhados de autoridades que ajudaram no resgate e de uma equipe médica.


Enquanto as autoridades discursavam sobre o estado de saúde deles, já recuperados, os meninos faziam sinais com a mão de que estavam bem. Começando pelo treinador Ekkapol Chantawong, chamado de Ake, cada um dos jovens do time Javalis Selvagens se apresentou, disse a idade e indicou em qual posição jogam em campo.

 

Veja também 

 

Naufrágio na costa da Líbia deixa mais de 100 desaparecidos e três bebês mortos 

 

Ao pegar o microfone, Ake disse que todos concordaram em ir à caverna. Quando a chuva começou, eles viram a água entrar e consideraram deixar o local, mas não tinham ideia da altura que a água alcançaria. 

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


— Sabíamos que estávamos presos no caminho de volta. Precisávamos nos molhar e nadar. Todos podem nadar — esclareceu ele, afirmando que após os treinos de futebol, eles faziam atividades de natação. — Não percebemos o quão alto a água poderia subir.


Os meninos, com cabelos recém cortados, ganharam em média 3 kg cada desde o resgate, e passaram por exercícios de confiança antes do evento desta quarta-feira, disso o diretor do hospital onde estavam internados. Um deles meninos afirmou que foi um milagre que ele e seus colegas tenham sido encontrados depois de passar nove dias presos na caverna.


— É um milagre — afirmou em inglês Adul Sam-On, de 14 anos.


Sem comida, apenas água

 

Ake disse que eles tentaram cavar uma saída, inicialmente. Ele tentou acalmar os meninos, dizendo que a água baixaria no dia seguinte. Um dos meninos disse que não havia comida, apenas água.


— Nós vimos a água pingando da parede, então ficamos próximos à fonte de água. Nesse momento não estávamos com medo porque pensávamos que a água iria baixar e alguém viria nos resgatar — contou o treinador, dizendo que a água na parede da caverna era limpa. — Não tínhamos comida, só bebemos água.


"Trazendo os Javalis Selvagens para casa", dizia um cartaz em tailandes na sala, que foi arrumada para parecer um campo de futebol, com traves e redes, para receber os meninos e cinco membros da equipe de resgate. Um vídeo do último dia dos jovens no hospital foi exibido, no qual eles agradecem aos médicos pela assistência no período de recuperação.

 

O grupo de 12 meninos e o treinador de futebol fazem primeira aparição à

imprensa após receber alta do hospital (Foto: Soe Zeya Tun / Reuters)
 


A entrevista coletiva foi monitorada por especialistas e o departamento de relações públicas da província de Chiang Rai solicitou as perguntas antecipadamente para submetê-las aos psiquiatras. Mais de 100 foram enviadas e selecionadas.


Wild boars arrive and have a quick kick around of football! @SkyNews pic.twitter.com/6QEtyjrq4Y
— Siobhan Robbins Sky (@SiobhanRobbins) 18 de julho de 2018

 

Homenagem a socorrista morto

 

Os meninos prestaram uma homenagem ao mergulhador que morreu durante a fase preparatória para o resgate. Saman Gunan, de 38 anos, ficou sem oxigênio na travessia da caverna parcialmente inundada enquanto fazia o trajeto de volta, após entregar comida aos meninos. Em um quadro com a foto da vítima, os jovens escreveram mensagem de agradecimento e apoio à família e pretendem enviá-lo aos parentes de Gunan.


— Nós nos sentimos culpados por sua morte — desabafou Ake.


Alguns dos meninos leram as mensagens de homenagem: "Muito obrigado do fundo do meu coração", disse um deles.


Os médicos decidiram antecipar a alta em um dia e as autoridades esperam que o grupo fale com a imprensa antes de seguir para casa, devido ao enorme interesse provocado pela história.


— O motivo de se realizar uma entrevista coletiva esta noite (manhã em Brasília) é que os meios de comunicação têm muitas perguntas e depois (os meninos) poderão voltar para sua vida normal, sem o assédio dos jornalistas — declarou o porta-voz do governo Sunsern Kaewkumnerd.


Evitar a imprensa

 

O programa chamado "Enviando os Javalis Selvagens para Casa", em referência ao nome do time de futebol dos meninos, é transmitido pelas principais redes de televisão e tem duração de cerca de 45 minutos, revelou Sunsern, acrescentando que será algo informal e terá um moderador.
— É provável que eles sigam para suas casas logo após a entrevista coletiva — disse Sunsern.


Os médicos avisaram às famílias dos meninos, entre 11 e 16 anos, que deverão evitar que falem com jornalistas durante ao menos um mês após o retorno para casa.

 

Vídeo divulgado pelo Ministério da Saúde da Tailândia

mostra os meninos no hospital (Foto: Andout / AFP)


A Tailândia e o resto do mundo acompanharam em suspense a história dos 13 jovens que ficaram presos em um complexo de cavernas no dia 23 de junho por causa de uma tromba d'água. Eles passaram nove dias presos até serem encontrados por dois mergulhadores britânicos a quatro quilômetros da entrada da caverna.


Após uma complexa operação que levou três dias e contou com profissionais de diversos países, eles foram resgatados no dia 10 de julho. Por causa do longo período com alimentação precária, os meninos e o treinador tiveram que ficar internados em observação para evitar infecções.

  

O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.