29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
16/10/2017

Ministério Público Federal faz uso de fórmula caduca do direito criminal para manter 'Operação Maus Caminhos' em evidência

Foto: Reprodução

Sede do MPF em Manaus

A espetacularização que o Ministério Público Federal (MPF) encenou na divulgação da denúncia que foi apresentada contra o ex-secretário estadual de Fazenda, Afonso Lobo, mostra como os fiscais da lei da República estão se achando em tempos de Lava Jato.

 

Aliás, o MPF não faz outra coisa a não ser divulgar suas ações contra a corrupção.

 

O cumprimento do dever, que é obrigação de todo servidor público, passou a ser objeto de propaganda e culto ao ego dos novos salvadores da pátria amada chamada Brasil.

 

Veja também

Ex-secretário estadual de Fazenda peita o MPF: 'Não prestei falso testemunho e vou provar'

 

Ministério Público Federal do Amazonas denuncia 16 envolvidos na 'Operação Maus Caminhos'. Veja os nomes e a denúncia

 

O crime de falso testemunho é figura penal ultrapassada e pouquíssimas vezes o Ministério Público fez uso desta fórmula caduca do direito criminal. Basta ver o número de denúncias propostas e as condenações obtidas junto ao Poder Judiciário.

 

Com a modernização dos meios de comunicação e o avanço na área de tecnologia da informação, a investigação criminal é tarefa de inteligência e as plataformas avançadas são mais úteis que os velhos conceitos do Código Penal, em vigor desde a década de 1940.

 

Quando o Ministério Público ressuscita a figura do crime de falso testemunho mostra que a investigação sobre a famosa Operação Maus Caminhos ainda dará bastante dor de cabeças aos operadores e beneficiários da maior fraude já praticada contra o setor da saúde do estado do Amazonas.

 

O medico Mouhamad Moustafa, apontado como chefe da organização criminosa, não deverá se calar e nem amargar sozinho alguns anos de cadeia.

 

A sociedade espera que a Justiça dê resposta efetiva aos seus anseios, especialmente contra a impunidade dos que enriqueceram saqueando os cofres públicos, mas a onda no punitivismo desmedido, como vem sendo chamado esse movimento que prega cadeia como a cura para todos os males, não merece aplauso de ninguém. (AZ) 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.