29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
16/01/2019

Ministro compara acidentes envolvendo crianças e armas a liquidificadores

Foto: Reprodução

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, comparou os perigos de uma arma de fogo a um liquidificador no caso de quem tem crianças em casa e se preocupa com a segurança dos mais novos

Após o presidente Jair Bolsonaro (PSL) assinar ontem, terça-feira, 15, o decreto que flexibiliza a posse de armas no país, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, comparou os perigos de uma arma de fogo a um liquidificador no caso de quem tem crianças em casa e se preocupa com a segurança dos mais novos no processo de adquirir a posse de armas.


“Às vezes a gente vê crianças pequenas que colocam o dedo no liquidificador, ligam o liquidificador vai lá e perde o dedinho. E daí, nós vamos proibir o liquidificador? É uma questão de educação e de orientação”, comparou o ministro.


Veja também

Decreto de Bolsonaro facilita posse de arma; entenda como funciona a lei e o que muda agora


O novo decreto prevê que, para quem tem crianças, adolescentes ou pessoas com deficiência mental em casa será obrigatório apresentar declaração de que possui cofre ou local seguro com tranca para armazenamento da pistola.


A posse no Brasil é regulamentada por lei federal conhecida como Estatuto do Desarmamento. São necessárias condições para ter uma arma em casa, como ser maior de 25 anos, ter ocupação lícita e residência certa, não ter condenação ou responder a inquérito ou processo criminal, comprovar a capacidade técnica e psicológica e declarar a efetiva necessidade da arma.


Já o porte é proibido para os cidadãos brasileiros, exceto para membros de Forças Armadas, polícias, guardas, agentes penitenciários e empresas de segurança privada, entre outros. É preciso demonstrar a necessidade do porte por exercício de atividade profissional de risco.


Onyx disse que o governo pode pedir urgência na tramitação de propostas no Congresso que tratam do porte. A ideia é amplificar o porte em zonas rurais, mas considera difícil em regiões urbanas.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


O ministro afirmou ainda que o governo federal estuda adotar medidas para abrir o mercado de armas no país.

 

Com informações do Yahoo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.