29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
09/05/2018

Missão da Nasa descobre destino de energia que afeta campo magnético da Terra

Foto: Reprodução

Ilustração mostra corrente elétrica (parte brilhante) em campo magnético. Campo terrestre transforma vento solar em rajadas de elétrons (Foto: Colby Haggerty/Universidade de Chicago e Tulasi Parashar/Universidade de Delaware)

Uma missão da Nasa, a agência espacial americana, descobriu um processo importante que explica o destino da energia de campos magnéticos que envolvem a Terra. A energia é transferida para partículas, criando jatos de elétrons.

 

Os achados foram publicados na revista 'Nature' desta quarta-feira (9).

 

Os campos magnéticos ao redor da Terra protegem o planeta do vento solar, corrente de partículas carregadas (prótons e elétrons) que vem do Sol.

 

Veja também 
 
 Em rede social, Paraná brinca sobre contratação de Salah: 'Não deu certo'
 

Essas correntes, também chamadas de plasma, eram transferidas para algum lugar mas cientistas não sabiam exatamente como.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

Períodos intensos de vento solar também causam 'tempestades magnéticas' na Terra que perturbam satélites de GPS e de comunicações terrestres. Por isso.

 

A contribuição do fenômeno é tão importante e deve ser estudada, dizem pesquisadores.

 

Reconexão magnética descreve fenômeno


O que a missão da Nasa demonstrou é que o campo magnético da Terra utiliza um fenômeno conhecido como 'reconexão magnética' para transferir essa energia.

 

Nessa reconexão, a energia do campo é comumente transferida para íons; no campo magnético terrestre, no entanto, essa energia é transferida para elétrons.

 

Foi a primeira vez que a reconexão magnética foi observada em escalas tão pequenas (a de elétrons), dizem os cientistas.

 

O fato foi descrito pela Missão Magnetospheric Multiscale, grupo da agência espacial americana que estuda campos magnéticos.

 

Essas turbulências ocasionadas pelo vento solar não são bem compreendidos na física, apesar de desempenhar um papel fundamental em ambientes e no universo, afirmam pesquisadores. 

 

G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.