23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
27/07/2016

Morre em Manaus o artista plástico amazonense Moacir Andrade, aos 89 anos

Foto: Reprodução / Internet

Moacir Andrade possui cerca de 50 mil telas pintadas

O artista plástico amazonense Moacir Andrade, de 89 anos, morreu na tarde desta quarta-feira (27). Ele estava internado desde o último sábado em um hospital da Unimed, "onde fez uma cirurgia para a retirada de um tumor maligno das vias biliares, mas apresentou complicações no pós-operatório", de acordo com "nota de pesar" emtida pelo governo do Amazonas.

 

"Moacir Andrade foi um dos artistas mais expressivos da região amazônica, com destaque para telas pintadas em mais de 70 países, onde sua arte foi difundida, e um grande incentivador da pinacoteca da Secretaria de Estado de Cultura (SEC). O velório do artista plástico será na Academia Amazonense de Letras (AAL), no Centro de Manaus, do qual era membro desde 2010", ressalta a nota.

 

Moacir Andrade não era somente artista plástico. Era também poeta, desenhista e escritor. Mas foi como artista plástico que ele granjeou notoriedade. Ele possui cerca de 50 mil telas pintadas em mais de 70 países.


Ele nasceu em Manaus no dia 17 de março de 1927 e chegou a morar no interior do estado com os pais Severino Galdino de Andrade e Jovina Couto de Andrade. O artista iniciou a vida profissional em 1948 como desenhista em uma empresa de construção.


Sua primeira mostra individual ocorreu no dia 9 de abril de 1952 no peristílo da Escola Técnica Federal do Amazonas. Ele é um dos fundadores Clube da Madrugada, em 1954.

 

O artista também lecionou aulas de Educação Artística na antiga Universidade do Amazonas (UA), Escola Técnica Federal, Colégio Estadual e no Colégio Militar.


Entre suas principais obras literárias, se destacam: Moacir Andrade, Catálogos; Moacir Andrade, Desenhos; Manaus, Monumentos, Hábitos e Costumes; Amazonas, a Esfinge do Terceiro Milênio; Alguns aspectos da Antropologia Cultural do Amazonas; Tipos e Utilidades dos Veículos de Transportes Fluviais do Amazonas; Nheengaré ou Narrativas Amazônicas; Manaus, Ruas, Fachadas e Varandas; Tesouro de Icambiaba. 

 

(Com informações do G1)

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.