24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
22/03/2018

Movimento dos professores chega a vários municípios, afirma José Ricardo

Foto: Divulgação

De acordo com o parlamentar que já vem apoiando a luta desses trabalhadores, os municípios de Itacoatiara, Manacapuru, Maués, Eirunepé, bem como na capital, já estão mobilizados

Ao contrário do que Governo do Estado está divulgando, o deputado José Ricardo (PT) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) nesta quinta-feira (22) para confirmar que o movimento dos professores da rede estadual de educação pelo reajuste salarial, previsto em Lei, atrasado há quatro anos, chegou há vários municípios do Amazonas.

 

De acordo com o parlamentar que já vem apoiando a luta desses trabalhadores, os municípios de Itacoatiara, Manacapuru, Maués, Eirunepé, bem como na capital, já estão mobilizados, com indicativos de greve.


Veja também

PROFESSORES REALIZAM PROTESTO EM FRENTE À SEDE DO GOVERNO DO ESTADO PARA COBRAR REAJUSTE SALARIAL E CRITICAM AMAZONINO MENDES. VEJA VIDEORREPORTAGEM DO 'PORTAL DO ZACARIAS'

 

Eles reivindicam também garantia do plano de saúde, retorno do vale-alimentação, vale-transporte sem desconto, aumento do auxílio localidade, transparência nos recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) e cumprimento integral da Hora de Trabalho Pedagógica (HTP).

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Para o deputado José Ricardo, são justas e legais todas as manifestações e paralisações da categoria, pois o reajuste da data-base está atrasado há quatro anos. “A luta dos professores devem ser respeitada pelo Governo do Estado que, sequer, abriu o diálogo para tratar de um direito conquistado por esses profissionais, mas que está sendo desrespeitada pelo governador. Por isso, essa luta tem todo meu apoio”, destacou, cobrando que o cumprimento imediato da Lei da data-base, com valores relativos ao atraso.


Além disso, o parlamentar lembra que os profissionais de educação, que hoje estão reunidos em frente à sede do Governo, lutam por apenas 35% de reajuste, sendo 30% das perdas de abril de 2014 a março de 2018, e outros de 5% de aumento real salarial. Portanto, já que outras categorias também foram contempladas com rejuste salarial concedido pelo Governo, então o mesmo poderia ser concedido também aos professores.


Dia da água


Na data em que se comemora o Dia da Água, durante a sessão plenária de hoje, o deputado José Ricardo criticou o prefeito de Manaus pela a falta de investimentos no sistema de abastecimento de água e esgoto da cidade Manaus.

 

E cobrou resposta de seu requerimento protocolizado em fevereiro, que convoca a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Estado do Amazonas (Arsam), a Prefeitura e a concessionária para dar explicações sobre a venda da Manaus Ambiental para o grupo Aegea Saneamento.


Para o deputado, desde que o sistema de abastecimento de água e esgoto da capital foi privatizado, em 2000, várias empresas já assumiram o serviço. No entanto, não conseguiram resolver a falta de água em Manaus, pois não há interesses das empresas que só visam o lucro.


“A água é um bem fundamental para vida. É um direito Humano, portanto não pode ser tratado como mercadoria que só compra quem tem dinheiro. Sem água ninguém vive. Até o maior assassino do mundo tem direito à água.”, destacou José Ricardo.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.