24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
20/06/2018

Movimento teatral 'Levante MAO' faz apresentações gratuitas a partir desta quarta-feira no Café Teatro, Centro de Manaus

Foto: Divulgação

As manifestações artísticas convidam o público a despertar para desconstruções filosóficas de questões que vão desde política, gênero, sexualidade, até a burocratização institucional no país

De hoje, 20/6, até sexta-feira, 22/6, o Les Artistes Café Teatro, localizado na avenida 7 de setembro, no Centro, será palco do movimento artístico independente “Levante MAO”, um coletivo de intervenções teatrais com nove artistas amazonenses em variadas críticas sociais ao atual sistema político e cultural do Brasil.

 

O evento, que tem o apoio da Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), iniciará às 18h30, com entrada gratuita e classificação de 15 anos.


As manifestações artísticas, que serão encenadas durante os três dias do evento, convidam o público a despertar para desconstruções filosóficas de questões que vão desde política, gênero, sexualidade, até a burocratização institucional no país.


Veja também

Documentário que aborda os direitos das mulheres, ‘Chega de Fiu Fiu’ será exibido no próximo sábado no Palacete Provincial, Centro de Manaus

 

Os nove artistas amazonenses colaboradores participantes do 'Levante MAO' serão: Francisco Rider, Dimas Mendonça, Yara Costa, Leonardo Scantbelruy, Demmy Ribeiro, Francis Baiardi, Fran Mastins, Meireane Carvalho e Fábio Moura.


As oito obras que serão apresentadas no movimento “Levante MAO” tiveram uma fase de alinhamento de informações, onde cada roteiro foi adaptado à proposta do evento. Além das apresentações artísticas, a exibição da exposição Corpo Observador, de Meireane Carvalho, estará disponível na Galeria do Café Teatro durante os três dias da programação.

 

Oito obras que serão apresentadas no movimento “Levante MAO”

tiveram uma fase de alinhamento de informações, onde cada

roteiro foi adaptado à proposta do evento

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Um dos coordenadores e intérprete do evento, Francisco Rider, reafirma a abertura de um diálogo reconstrutivo sobre as prioridades socioculturais e modelos institucionais engessados a respeito do que é felicidade e realização pessoal em uma de suas performances chamada “Você Vai se F. de Verde e Amarelo”.

 

A necessidade de ser notado socialmente, o alto número de assassinatos por

homofobia, os problemas causados pela instalação de hidrelétricas

nas áreas verdes e o tratamento dos indígenas serão

assuntos abordados nas peças


“Durante meu movimento, subo ao palco vestindo as cores verde e amarelo, fazendo indagações sobre padrões já estabelecidos em relação ao sentido de beleza estética e burocratização da vida em busca da felicidade. É assustador perceber como inúmeras pessoas perdem uma vida inteira amarradas a padrões sociais pré-estabelecidos, abrindo mão da verdade e essência individual de cada um”, pontuou Rider.


A necessidade desenfreada de ser notado socialmente, o alto número de assassinatos por homofobia no Brasil, os problemas causados pela instalação de hidrelétricas nas áreas verdes e o tratamento dos indígenas como sub-humanos serão algumas das pautas discutidas pelo time teatral, que tem como objetivo transformar o futuro cenário dos direitos sociais.

 

Além das apresentações artísticas, a exibição da exposição

Corpo Observador, de Meireane Carvalho, estará

disponível na Galeria do Café Teatro durante

os três dias da programação

(Fotos: Divulgação)


Programação


Quarta-feira, 20/6, a partir das 18h30


Rastros Híbridos – Alterando, de Yara Costa;


Recolon, de Leonardo Scantbelruy;


Nelken: Anfangen, de Demmy Ribeiro.


Quinta-feira, 21/6, a partir das 18h30


Apoena: Aquele que vê longe, de Francis Baiardi;


1960: Título Interino, de Fábio Moura.


Sexta-feira, 22/6, a partir das 18h30


Você vai se F. de Verde e Amarelo – Arte Inabilirada: Carda de Anuência – Carta de Aceite, de Francisco Rider;


Experimento de morte, de Fran Martins;


Abaporutação, de Dimas Mendonça.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.