28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
13/05/2018

Mulheres falam dos desafios da maternidade na juventude. CONFIRA!

Foto: Reprodução

Apesar de agora a história parecer engraçada, na época, a notícia deixou a jovem em choque

Parecia brincadeira de 1º de abril. O dia era da mentira, mas a história, real: Amina Freitas estava grávida. Hoje, com 24 anos, a fotógrafa conta, com um sorriso, como os amigos e o namorado pensaram que era apenas uma pegadinha. Apesar de agora a história parecer engraçada, na época, a notícia deixou a jovem em choque.

 

Amina já estava havia alguns dias se sentindo mal, mas a possibilidade de estar grávida não estava evidente para ela. A mãe até desconfiou, mas a fotógrafa não deu importância. “Eu sempre pintei o cabelo, mas, um dia, pintei com produtos fortes e acordei passando muito mal”, lembra.

 

No hospital, Amina fez vários exames, entre eles o de gravidez. Para a surpresa de todos, o resultado deu positivo. A data ela lembra bem: 1° de abril; o sentimento, também: desespero. Amina ainda estava na universidade e sofria de uma séria depressão. “Fiquei muito nervosa, chorei muito. Meu pai estava supercalmo, tentando me consolar, e eu tremendo.”

 

Veja também
 
Assédio moral no trabalho pode causar depressão, diz pesquisa
 

Nessa hora, o apoio do namorado e da família foi fundamental. A jovem lembra que o tio dizia que o bebê era uma luz que estava vindo para a vida dela. “Então, comecei a pensar que, se ela estava vindo, era porque tinha um propósito, era porque era para vir”, ressalta Amina.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

O que à primeira vista soou como um problema, na verdade vinha a ser uma grande solução. Segundo a fotógrafa, depois da gravidez, ela não encontrou mais espaço na vida para a depressão. “É uma coisa incrível. Eu comecei a me perguntar por que estava triste. Antes, eu via tantos motivos, mas, depois que eu engravidei, quando me vi com um barrigão, a depressão sumiu.”

 

Os nove meses de espera foram de grandes desafios. Amina sofreu algumas complicações durante a gestação. Teve descolamento de placenta, além de uma forte infecção urinária. Era 13 de novembro de 2015 quando a pequena Anya nasceu. O fim da gravidez e o início de uma nova fase na vida de Amina.

 

Os desafios da maternidade

 

Foto: Reprodução 

 

Na prática, a jovem foi aprendendo o que era ser mãe e os mitos e verdades sobre a maternidade. “Eu ouvia muita mãe falar que amamentar dói e, acreditem, dói mesmo. É um momento maravilhoso essa conexão de mãe e filha, mas é um sofrimento.”

 

Diferentemente de muitos bebês, Anya dormia a noite inteira, mas relaxar era algo difícil para a nova mamãe. “Mesmo a criança dormindo bem, se alimentando bem, a gente fica com medo. Toda hora, eu ia ver se ela estava respirando.”

 

Amina conta que, de fato, a menina foi um presente e, como o tio dizia, a luz da família. “Ele sempre foi muito presente e me ajudava em tudo. Era como um segundo pai. Ele morreu no dia 13 de fevereiro e o meu consolo e de todo mundo da casa foi a Anya”, destaca.

 

Hoje, a pequena tem 2 anos e causou uma reviravolta na vida de Amina. A fotógrafa aprendeu a ter paciência, ficou mais responsável e, mais que isso, passou a compreender as mães e a dividir melhor o tempo. Hoje, ela ressalta que a filha se tornou sua companheira.

 

Correio Braziliense

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.