28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
12/06/2019

Mulheres vão às ruas no Japão pedir reformas em lei sobre estupro

Foto: Foto: Issei Kato/Reuters

Mulheres convocaram

 Mulheres sobreviventes de abuso sexual foram às ruas do Japão na noite desta terça-feira (11) para pedir reformas na lei do país contra o estupro, que exige provas do uso de violência ou intimidação no crime e de que a vítima era "incapaz de resistir".

 

Os manifestantes levaram flores e cartazes com slogans como #MeToo e #WithYou ("eu também" e "com você", em português) e relataram suas experiências, para mostrar a necessidade de descartar uma medida que afirmam que sobrecarrega as vítimas de estupro, além de desencorajá-las de fazer as denúncias e prejudicar suas chances na Justiça se o fizerem.

 

Veja também

Equipes de busca encontram 4 corpos junto com barco que afundou na Hungria


Indonésia: vulcão entra em erupção e emite cinzas a 7 km de altura

 

Manifestante segura cartaz com a hashtag #WithYou ("com você", em português) durante protesto nesta terça-feira (11) em Tóquio. â?? Foto: Issei Kato/Reuters

 

Absolvições recentes no país geraram indignação pela lei, que pode tornar impossível provar o estupro em situações em que não há tentativas de defesa.

 

Em uma dessas decisões, em março, um tribunal na cidade de Nagoya absolveu um pai acusado de estuprar a filha de 19 anos. Vítimas e ativistas querem que a lei seja alterada para barrar todo tipo de estupro.

 

Manifestantes se reuniram na "Demonstração das Flores" em Tóquio nesta terça-feira (11) para protestar contra as leis antiestupro do Japão. â?? Foto: Issei Kato/Reuters

 

"Esse tipo de caso continua porque a maioria das pessoas não tem a impressão de que os julgamentos estão errados", disse a designer Miku Yokoyama, de 23 anos, que compareceu ao protesto de terça. "Estamos aqui hoje para fazer um movimento para mudar isso."

 

A legislação japonesa foi revista em 2017 para incluir penas mais severas para o crime.

 

"Se continuarmos dizendo 'não' à violência sexual e expressando nossas vozes, espero que essa lei irracional mude", disse Misa Iwata a uma multidão de centenas de pessoas reunidas perto de uma estação em Tóquio. Ela afirmou ter sido estuprada por uma gangue aos 16 anos.

 

"Levantar a voz é assustador", acrescentou Misa, que faz parte de um grupo de vítimas de abuso sexual. "Mas, levantando nossas vozes, a sociedade e a política certamente mudarão."

 

Nove cidades


Manifestante contra a lei antiestupro do Japão leva cartaz escrito com "a lei deve proteger as vítimas, não os perpetradores" em protesto desta terça-feira (11) em Tóquio. â?? Foto: Issei Kato/Reuters

Fotos: Issei Kato/Reuters

 

O protesto de Tóquio foi um dos nove em todo o país, de Fukuoka, no sul, a Sapporo, no norte, e Osaka, no oeste do Japão. Os organizadores começaram a realizar as manifestações, mensais, em abril.

 

"As vozes daqueles que dizem 'não podemos nos calar' estão se espalhando", afirmou o autor e ativista Minori Kitahara a uma multidão em Fukuoka, segundo a Reuters. Na cidade, outro veredito de inocência foi proferido em março.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

O movimento #MeToo foi quieto na maior parte no Japão, onde apenas algumas vítimas de agressão sexual denunciam o crime à polícia; a maioria não conta a ninguém por medo de ser culpada e publicamente envergonhada.

 

G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.