25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
13/04/2017

Museu dos cheiros: por que cientistas decidiram armazenar odores antigos?

Foto: Reprodução / Internet

A ideia é criar o primeiro arquivo histórico dedicado apenas ao acervo olfativo

Livros antigos, luvas usadas por aristocratas, discos de vinil e até ceras para o chão em breve estarão reunidos em um museu diferente: o museu do cheiro, que ficará na Casa Knole, uma velha mansão localizada no sudeste da Inglaterra.

 

A ideia é criar o primeiro arquivo histórico dedicado apenas ao acervo olfativo, para preservar os cheiros antes que eles corram o risco de desaparecer.

 

Documentar o cheiro é importante porque, para as pesquisadoras Cecilia Bembibre e Matija Strlič, da Universidade College London, eles têm “valor cultural” próprio.

 

Veja também 

Conheça a surpreendente história desta árvore solitária, no deserto do Saara

 

Segundo elas, os cheiros ajudam a compreender aspectos como a identificação dos lugares, além de servir como ferramenta de comunicação com o público e serem determinantes métodos de análise, para identificar coisas e objetos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

“Não sabemos muito sobre os cheiros do passado. Ainda assim, os odores desempenham um papel importante em nossas vidas”, escreveram as pesquisadoras.

 

Museu do cheiro: criação e local


Foi estratégica a decisão de criar o museu do cheiro dentro da Casa Knole, local onde nasceu e viveu a escritora Vita Sackville-West - famosa pelo livro “The Land” e por sua relação homossexual com a também escritora Virginia Woolf. A mansão foi construída no século XV e tem 365 quartos. Entretanto, elas levaram mais em consideração os escritos antigos na casa, que se mantêm conservados.

 

Foto: Reprodução / Internet


Matija disse que objetos antigos, naquela mansão, estariam em seu “habitat natural”. “Em um museu, ou galeria, estariam fora de contexto”, complementou.

 

A pesquisa de Cecilia e Matija é crucial para a criação do museu, já que elas tiveram que recriar alguns odores em laboratório. Para reconstruir o cheiro antigo de papel, por exemplo, elas perguntaram para visitantes de diversos lugares como eles descreveriam o cheiro dos livros. A maioria deles respondeu que eram “úmidos” ou “mofados”.

 

Cheiros de livros


Foi a experiência com cheiros de livro que levou as pesquisadoras a seguir adiante com a ideia de um museu de odores.

 

“Sabemos que livros produzidos antes de 1850 têm um cheiro diferente comparado aos que foram feitos entre 1850 e 1990. Isso porque no final do século XIX e início do XX, a impressão foi dominada pela colagem ácida”, descreveu Matija, contando que o processo para reduzir a absorção de água do papel foi determinante para que um livro antigo tivesse um cheiro totalmente diferente de livros mais recentes.

 

Vix.com

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.