18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
17/01/2017

Nigéria bombardeia campo de refugiados por engano e mata 52 pessoas

Foto: MSF

Médicos Sem Fronteiras indica que há 120 feridos no local

Dezenas de pessoas morreram nesta terça-feira quando um avião da Força Aérea da Nigéria bombardeou por engano um acampamento de refugiados no nordeste da país, anunciaram testemunhas e a organização Médicos Sem Fronteiras (MSF). A corporação nigeriana afirmou que o alvo do ataque era o grupo extremista islâmico Boko Haram.

 

Segundo a entidade, 52 pessoas morreram ao menos 120 ficaram feridas no ataque, que aconteceu em Rann, no estado de Borno. Seis funcionários da Cruz Vermelha nigeriana estão entre os mortos, anunciou o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICR).

 

Veja também 

Noite de sexo acaba mal após casal tentar fazer posição arriscada

 

"Entre as vítimas dos ataques aéreos de hoje, em Rann, seis membros da Cruz Vermelha nigeriana foram mortos, e 13 feridos", declarou à AFP um porta-voz do CICR, via SMS.

 

O Major General Lucky Irabor, que comanda operações contra insurgentes no nordeste da Nigéria, afirmou à imprensa que a investida aérea matou “alguns” civis e feriu trabalhadores humanitários da MSF e da Cruz Vemerlha. Ele indicou que dois soldados se feriram, mas não tem uma contagem final.


Irabor disse que ordenou a missão com base em coordenadas geográficas "sobre concentrações de terroristas de Boko Haram em alguma parte da região de Kala-Balge". O general disse que o episódio será investigado.


Funcionários da Médicos Sem Fronteiras cuidam de refugiado após bombardeio em campo em Rann, no Nordeste da Nigéria - MSF
"Obtivemos as coordenadas, e ordenei à Força Aérea que interviesse para resolver o problema. Fez-se o bombardeio, mas, infelizmente, habitantes foram alcançados", acrescentou.

 

Em nota, a MSF condenou o bombardeio:


"Um ataque em larga escala sobre pessoas vulneráveis que já fugiram da violência extrema é chocante e inaceitável", declarou o médico Jean-Clément Cabrol, diretor de operações da MSF. "A segurança de civis deve ser respeitada. Convocamos urgentemente todas as partes para garantir a facilitação de evacuações médicas por ar ou terra para sobreviventes que precisem de tratamento emergencial".

 

O ataque equivocado acontece em um contexto de ofensivas por parte do governo nigeriano contra o grupo extremista Boko Haram. De acordo com o presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, forças militares do país conseguiram destruir esconderijos dos extremistas na floresta de Sambisa, também no estado de Borno, no último mês.

 

Em relação ao ataque aéreo desta terça-feira, a presidência divulgou uma nota em que chama o episódio de "lamentável erro operacional", ocorrido na "etapa final de varredura dos insurgentes no nordeste" do país.

 

O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.