28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
28/07/2015

Nove melhores carboidratos para quem quer emagrecer

Foto: Thinkstock

Na quantidade certa e do tipo adequado, o carboidrato ajuda você a eliminar gordura e manter a fome bem longe

Engana-se quem pensa que é necessário cortar a ingestão de carboidratos para ter um emagrecimento saudável.

 

Esse nutriente é responsável pela nossa energia e, sem ele, o corpo entende que está em risco e começa a estocar gordura.

 

O segredo da boa alimentação está na escolha das fontes do carboidrato. Os vegetais, os grãos integrais e os cereais são as melhores opções para compor o cardápio, pois garantem uma combinação balanceada de nutrientes.

 

Confira alguns alimentos do bem:

 

Arroz integral

 

O arroz integral é mais saudável do que a versão branca. Os grãos conservam o farelo e o gérmen, onde fica a maior parte das vitaminas, das fibras e dos minerais. Essa opção também garante mais saciedade, o que significa que você não sentirá fome tão cedo. Para não errar na quantidade, vá de três colheres de sopa ou 1/4 do seu prato.

 

Aveia

 

A aveia é rica em cálcio, ferro, vitaminas do complexo B e proteínas. Além disso, também é uma boa fonte de fibras – característica que também te ajuda a manter-se satisfeita por mais tempo. A dica é consumi-la em flocos.

 

Quinoa

 

A quinoa demora a ser digerida pelo organismo, mantendo os níveis de açúcar no sangue em equilíbrio e o metabolismo a mil. Com essa movimentação no corpo, a queima de gordura é mais eficiente. Para completar, é uma boa alternativa para os celíacos, já que não contém glúten.

 

Grão-de-bico

 

O grão-de-bico, além de delicioso, também é um agente especial na missão de perder alguns quilinhos. Além de altas doses de ferro e proteína, ele também contém triptofano; uma substância usada pelo organismo produzir a serotonina, que é responsável pela ativação das sensações de bem-estar e satisfação. Isso significa que o alimento é indicado para evitar o hábito de comer por ansiedade ou compulsão.

 

Batata doce

 

Queridinha dos atletas, a batata-doce pode (e deve) ser consumida por quem quer emagrecer. Trata-se de um vegetal de baixo índice glicêmico, ou seja, não favorece os picos de açúcar no sangue, já que a energia é liberada gradualmente no organismo. O resultado desse processo é a sensação duradoura de saciedade e um metabolismo sempre trabalhando.

 

Tapioca

 

A tapioca, outra estrela do cardápio de quem cuida do corpo, também é uma boa fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico. Três colheres de goma já são suficientes para substituir o pãozinho do café da manhã ou do lanche da tarde. Para não engordar o recheio, escolha queijos sem gordura ou geleias sem açúcar.

 

Amaranto

 

Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em São Paulo, descobriram que a composição química do amaranto se assemelha a uma combinação muito conhecida: o arroz com feijão. Do arroz, ele carrega os aminoácidos e do feijão, as proteínas. A melhor parte é que ele não altera o sabor dos alimentos e pode enriquecer saladas, sucos e sopas.

 

Milho

 

O milho, quando consumido in natura, preserva todos os seus nutrientes e pode substituir outros carboidratos. Por ser rico em fibras, ele afasta a fome por um bom tempo.

 

Abóbora

 

A abóbora é um vegetal de baixo valor calórico e alto potencial nutritivo. Ela é fonte de vitamina A, betacaroteno e sais minerais. Por ser naturalmente doce, é possível consumi-la levemente cozinha e polvilhada de canela para saciar a vontade de doces.

 

Fonte: MdeMulher

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.