29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
17/01/2019

Novo presidente do ICMBio diz que primará por eficiência

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, dá posse ao novo presidente do ICMBio, Adalberto Eberhard

Ao assumir o cargo de presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Adalberto Eberhard disse que sua gestão dará mais ênfase à finalidade original da autarquia. Ele disse que constata um desvio na atuação do instituto e que primará por princípios como eficiência, visibilidade e transparência.


O novo dirigente do ICMBio disse que está ciente de que irá se deparar com "muitos embates".

 

Veja também 

Como uma cidade australiana está salvando seus rios da poluição


"Tem muitas questões que são desenvolvidas nas unidades de conservação que o ICMBio, meio que sozinho, na linha de frente, assume o caráter paternalista de resolver problemas sociais, que não cabem ao ICMBio tocar como linha de frente, mas cabe ao ICMBio e ao ministério, interagir com os demais ministérios da Esplanada para construir uma lógica de plena presença do Estado nas áreas que, em última instância, são, e se não são, deveriam ser, patrimônio da União", afirmou.


Eberhard disse que a lógica que vai nortear é “olhar para as unidades de conservação, para a sua responsabilidade na questão de conservação de biodiversidade. E, nesse sentido, dimensionar e fortalecer os objetivos meio e finalístico que estão lá na linha de frente. Isso não quer dizer que não vem sendo feito, mas é no que vamos pôr mais energia".


Atualmente estão sob a guarda do ICMBio 335 propriedades, que equivalem, segundo Eberhard, a 9% do território brasileiro.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Ao transmitir o cargo, no qual permaneceu por sete meses, Paulo Carneiro, funcionário da casa, lembrou que o ICMBio tem um caráter inovador e um quadro de pessoas "totalmente engajadas". "A nossa agenda tem um enorme potencial de desenvolvimento", disse.


O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, declarou, na posse do novo presidente do ICMBio, que o país passar por um "momento delicado do ponto de vista fiscal", que também influi na atividade de sua pasta, incluindo o ICMBio. Segundo o ministro, é importante entender que a área não está "à margem" dessas condições. "A realidade é inexorável", afirmou.


Eberhard é médico veterinário e fundador e presidente da organização não governamental Ecotrópica, que gere as reservas Acurizal, Penha, Rumo ao Oeste e Dorochê, na região do Pantanal.


Agência Brasil

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.