20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
14/02/2016

Novos tempos, velhas práticas. Reza a lenda que Gilberto Mestrinho dava aos deputados...

Foto: Reprodução / Internet

Gilberto Mestrinho dava um "agrado" mensal (hoje denominado mensalão) a deputados estaduais

Corria o ano de 1982, e uma geração de intelectuais, profissionais liberais e outros, entusiasmada com os ares da jovem democracia brasileira, foi à luta e conquistou pelo MDB vagas na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

 

Francisco Queiroz, Felix Valois, Elizabeth Azize e José Dutra fizeram história com discussões de alto nível e compromisso verdadeiro com os destinos da terra e do povo do Amazonas.

 

O governador Gilberto Mestrinho, que havia sido cassado pelo golpe de 1964, venceu a disputa eleitoral, derrotando Josué Filho e começou a governar com firmeza e adoção de medidas de impacto e grande aceitação popular.

 

Conta a lenda que certa vez o governador convocou a bancada da base de sustentação - nessa época já havia isso - e traçou as diretrizes da ação dos parlamentares na Aleam. Ao final do encontro, orientou a bancada como receber, mensalmente, uma ajuda financeira para as obras sociais dos representantes do povo. Um conhecido, confidente e assessor de Mestrinho, ficou encarregado de entregar, em envelope lacrado, o agrado mensal do professor.

 

O advogado criminalista Felix Valois, líder do governo na Aleam, nunca foi nem mandou buscar o pixuleco palaciano, porque sabia, e ensinava na faculdade de direito, que quem recebe qualquer vantagem indevida em razão do cargo público que exerce comete o crime de corrupção passiva. Qualquer que seja o valor.

 

Mesmo assim, foi acusado por um colega de parlamento de receber também a verba extra. Valois não pensou duas vezes e processou o mentiroso acusador. Resultado, o falastrão foi obrigado a pedir desculpas e negar na frente do juiz de direito e do promotor de justiça a calúnia praticada.

 

Três décadas depois, o mensalão e alguns mensalinhos estaduais e municipais existem para provar que o tempo passou mas a prática da cooptação continua a mesma; com valores atualizados, é bem verdade. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.