28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
18/03/2017

Núcleo de Direitos Humanos da DPE-AM apura denúncia de tortura em Delegacia de Urucurituba

Foto: Divulgação

No local, há atualmente 12 presos

O titular da Defensoria Pública Especializada na Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, da Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM), Roger Moreira, realizou uma inspeção nesta sexta-feira, 17 de março, na Delegacia de Polícia do município de Urucurituba (a 208 quilômetros de Manaus).

 

A inspeção faz parte de processo que apura denúncia de tortura física e psicológica feita por presos mantidos na Delegacia ao Disque Direitos Humanos – Disque 100, da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SDH) do Ministério da Justiça.

 

Veja também 

Defesa Civil do Amazonas decreta emergência em mais dois municípios do Rio Juruá


No local, há atualmente 12 presos. Roger Moreira inspecionou as instalações, constatando a existência de infiltrações no prédio, e conversou com detentos, que reclamaram do tratamento do titular da Delegacia e que estão sem banho de sol e, há mais de 15 dias, sem visita íntima. O defensor público disse, ainda, que vai preparar um relatório sobre a inspeção, que será posteriormente encaminhado pela Defensoria Pública à SDH.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Roger Moreira destacou que atualmente Urucurituba está sem a presença de um defensor público, devido ao quadro reduzido na instituição. Ele disse que, até o ano passado, defensores públicos que atuavam no município vinham mantendo visitas regulares à Delegacia.


A denúncia foi feita ao Disque Direitos Humanos no dia 1° de março deste ano, com relatos de agressões física e psicológica e de ameaça de transferência da unidade caso denunciem a tortura. Segundo o denunciante, a tortura e a ameaça são praticadas pelo titular da Delegacia. Há denúncia, ainda, de falta de higiene e de má qualidade da alimentação, da falta de visita íntima e de banho de sol e atendimento médico.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.